INTRODUÇÃO DE TÓPICOS RELACIONADOS ÀS PROPRIEDADES DO AR POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS SIMPLES: UMA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Taís Regina Hansen UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Daniel Marsango Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i3.1407

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Experimentação, Avaliação.

Resumo

O método tradicional de ensino vem sendo apontado, por diversas pesquisas na área da educação, como uma das principais problemáticas relacionadas aos processos de ensino-aprendizagem. Na busca de uma aprendizagem significativa é necessário que professores busquem novas metodologias de ministrar suas aulas, bem como de avaliar seus estudantes e seu próprio trabalho docente. Nesse sentido, relatamos aqui uma sequência didática, composta por cinco horas aula, realizada com estudantes do 6° ano do ensino fundamental em uma escola pública do interior do estado do Rio Grande do Sul, relacionada a tópicos de Física, mais especificamente às propriedades do ar. Para tal, utilizamos metodologicamente os Três Momentos Pedagógicos, vinculados a atividades experimentais simples, buscando ainda utilizar estratégias diferenciadas de avaliação dos estudantes. Os resultados foram adquiridos por meio da análise de Diários de Bordo, desenvolvidos tanto pelos estudantes quanto pelo professor, e pela avaliação realizada com os estudantes em aula. Dessa forma, concluímos que as atividades didáticas neste viés podem contribuir significativamente para a aprendizagem dos estudantes, além de ser potencialmente relevante para um ensino voltado à reflexão, aspecto fundamental para a formação de um cidadão crítico e responsável, capaz de inferir positivamente no meio em que está inserido. 

Referências

APFELGRÜN, C. Avaliação do uso de atividades experimentais simples no ensino de ciências. Dissertação de mestrado Polo de Colombo, Modalidade de Ensino a Distância, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Medianeira. 2014

BORGES, A.T. Novos rumos pra o laboratório escolar de ciência. Caderno Brasileiro de ensino de Física, Belo Horizonte, v. 19, n. 3, p. 291-313, 2002.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

DELIZOICOV, D. ; ANGOTTI, J. A.. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1991.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.. Física. São Paulo: Cortez, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HEINECK, R.; VALIATI, E. R. A.; ROSA, C. T. W. da. Software educativo no ensino de Física: análise quantitativa e qualitativa. Revista Iberoamericana de Educación, Passo Fundo, n. 42/6, p. 1-8, 2007.

HOFFMANN, J. Avaliação: mito & desafio: uma perspectiva construtivista. 32. ed. Porto Alegre: Mediação, 2003.

MUENCHEN, C.; DELIZOICOV, D. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro “Física”. Ciência e Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 617-638, 2014.

OLIVEIRA, N.; SOARES, M. H. F. B. As atividades de experimentação em ciências na sala de aula de escolas de ensino médio e suas interações com o lúdico. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010. Brasília. Anais do XV Encontro Nacional de Ensino de Química. 2010.

PORLÁN, Rafael; MARTÍN, José. El diário del professor. Sevilla: Díada Editora, 1997.

UHMANN, R. I. M. Processo formativo de professores articulado como movimento de reconstrução de concepções e práticas de avaliação no ensino. 2015. 231 f. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2015.

UHMANN, R. I. M.; ZANON, L. B. Diversificação de estratégias de ensino de Ciências na reconstrução dialógica da ação/reflexão docente. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.15, n.3, p. 163-179, 2013.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

Relato de Experiência