PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMA OFICINA PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2419Palavras-chave:
Jogos educacionais, Oficina pedagógica, Pensamento computacionalResumo
O desenvolvimento do Pensamento Computacional pode ser uma abordagem eficaz que possibilita o aprendizado de uma variedade de disciplinas, como as ciências, além de aprimorar as habilidades do raciocínio lógico para criação de jogos educacionais. Devido a isso, foi elaborado e executado uma oficina pedagógica para vivenciar os fundamentos do Pensamento Computacional para o público-alvo formado por licenciandos e professores da educação básica. O objetivo da oficina foi levantar os requisitos de informações que podem fundamentar a elaboração de um curso de extensão para formação de professores. O estudo utilizou uma metodologia qualitativa de abordagem interpretativa e observação participativa. Para a coleta de dados, formulários foram preenchidos pelos participantes para determinar suas percepções sobre a oficina. Os resultados da oficina apontaram o caminho para a elaboração do curso de extensão sobre Pensamento Computacional.
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