PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMA OFICINA PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2419

Palavras-chave:

Jogos educacionais, Oficina pedagógica, Pensamento computacional

Resumo

O desenvolvimento do Pensamento Computacional pode ser uma abordagem eficaz que possibilita o aprendizado de uma variedade de disciplinas, como as ciências, além de aprimorar as habilidades do raciocínio lógico para criação de jogos educacionais. Devido a isso, foi elaborado e executado uma oficina pedagógica para vivenciar os fundamentos do Pensamento Computacional para o público-alvo formado por licenciandos e professores da educação básica. O objetivo da oficina foi levantar os requisitos de informações que podem fundamentar a elaboração de um curso de extensão para formação de professores.  O estudo utilizou uma metodologia qualitativa de abordagem interpretativa e observação participativa. Para a coleta de dados, formulários foram preenchidos pelos participantes para determinar suas percepções sobre a oficina. Os resultados da oficina apontaram o caminho para a elaboração do curso de extensão sobre Pensamento Computacional.

Biografia do Autor

Risiberg Ferreira Teixeira, Instituto Federal de Educação, Ciëncia e Tecnologia do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (2004), graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais (1999) e mestrado em Sistemas e Computação pela Universidade Salvador (2010). Atualmente é doutorando em Ensino de Ciências pelo PROPEC (Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências). É professor EBTT - Campus Arraial do Cabo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos eletrônicos, ambiente virtual de aprendizagem, gamificação e práticas pedagógicas e sistemas computacionais.

Giovana da Silva Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFoa). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Volta Redonda nos Cursos de Licenciatura em Física e Matemática e na Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Trabalha com as disciplinas de HPLE (História, Políticas e Legislação da Educação no Brasil) , Educação Inclusiva e Estágio Curricular Supervisionado nos cursos de licenciatura em Física e Matemática. Na Especialização atua nas disciplina de Formação de Professores e Fundamentos em EaD. Coordenadora do Curso Técnico em Secretaria Escolar do Profuncionário no IFRJ campus Pinheiral. Suplente na coordenação do curso de Licenciatura em Matemática do IFRJ campus Volta Redonda. Tem experiência na Educação , com ênfase em Ensino a Distância (gestão e tutoria), Educação Especial, Psicopedagogia, Orientação Pedagógica e Educacional e Regência em classes de Alfabetização e Educação Infantil. Apresenta experiência com os cursos de Graduação em Matemática, Física e Pedagogia e na Pós Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia e Ensino de
Ciências e Matemática. Coordena o grupo de pesquisa em Educação Inclusiva no IFRJ campus Volta Redonda e participa do grupo sobre Avaliação no Ensino de Física. Faz parte do Banco de Avaliadores de Ensino Superior pelo INEP e atua como professora orientadora do Programa de Residência Pedagógica do curso de licenciatura em Matemática. Participa do projeto de extensão ENFORM (Encontro de Formação) para as escolas da região.

Vitor Luiz Bastos de Jesus, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Graduado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1993), mestre (1996) e doutor (2000) em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Realizou dois pós-doutorados em física atômica e molecular experimental: o primeiro no Laboratório Van de Graaff da PUC-Rio (2000-2002) e o segundo no Max-Planck Institut für Kernphysik, em Heidelberg - Alemanha (2002-2004). Atualmente é professor titular do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ - campus Nilópolis (anteriormente chamado Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis/RJ). Possui experiência na área de Física, com ênfase em Física Atômica e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Reaction Microscope -COLTRIMS, laser, ressonância, confinamento de partículas e ionização múltipla. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Física durante dois anos (2006-2008) em sua instituição. Participou como coordenador de área da Licenciatura em Física no Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/IFRJ) entre os anos de 2008 e 2015. Atua no curso de Licenciatura em Física no ensino de física experimental de Mecânica e Física Moderna, e no programa de pós-graduação de ensino de ciências - PROPEC/IFRJ.

Alexandre Lopes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Possui graduação em Física, Bacharelado (1994) e Licenciatura (2000), pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; mestrado (1997) e doutorado (2003) em Ciências Físicas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF. Atualmente é Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, Campus Nilópolis, onde atua: i) no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências - PROPEC, credenciado no Mestrado Profissional e no Doutorado Profissional; ii) nas Licenciaturas em Física, em Matemática e em Química e iii) no Ensino Médio Técnico. Na pesquisa em Ensino de Física, é interessado em temas relacionados a estratégias didáticas, aprendizagem ativa combinada à experimentação e às tecnologias digitais de informação e comunicação e desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos. Na pesquisa básica, tem experiência na área de Física, com ênfase em Magnetismo, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de momentos magnéticos e cálculo de campos hiperfinos de impurezas em matrizes ferromagnéticas e em intermetálicos.

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Publicado

2024-06-14

Como Citar

Teixeira, R. F., Cardoso, G. da S., Jesus, V. L. . B. de, & Oliveira, A. . L. de. (2024). PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMA OFICINA PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152419. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2419

Edição

Seção

Relato de Experiência

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