RÉGUA DE FRAÇÕES COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA EXPERIÊNCIA DE PROTOTIPAGEM
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2425Palavras-chave:
deficiência visual., Frações, recurso didáticoResumo
A inserção de recursos didáticos para o ensino de matemática, em particular, para o ensino de frações, é de extrema relevância por proporcionar de maneira lúdica e concreta que os estudantes com deficiência visual assimilem este conteúdo. Entretanto, nem todos os recursos didáticos poderão atender de forma significativa este educando, necessitando que adaptações sejam realizadas. Portanto, este trabalho apresenta o desenvolvimento de adaptações em um recurso didático relacionado ao conteúdo de frações para o trabalho com estudantes com deficiência visual. A metodologia adotada neste estudo foi qualitativa, de cunho bibliográfico e de campo, envolvendo dois ambientes disponíveis no curso de licenciatura em matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática (LEAM) e o de Prototipagem (IFMaker). Os resultados apontam que o recurso didático adaptado possui potencial para atender tanto os estudantes com deficiência visual como aqueles sem deficiência.
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