RÉGUA DE FRAÇÕES COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA EXPERIÊNCIA DE PROTOTIPAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2425

Palavras-chave:

deficiência visual., Frações, recurso didático

Resumo

A inserção de recursos didáticos para o ensino de matemática, em particular, para o ensino de frações, é de extrema relevância por proporcionar de maneira lúdica e concreta que os estudantes com deficiência visual assimilem este conteúdo. Entretanto, nem todos os recursos didáticos poderão atender de forma significativa este educando, necessitando que adaptações sejam realizadas. Portanto, este trabalho apresenta o desenvolvimento de adaptações em um recurso didático relacionado ao conteúdo de frações para o trabalho com estudantes com deficiência visual. A metodologia adotada neste estudo foi qualitativa, de cunho bibliográfico e de campo, envolvendo dois ambientes disponíveis no curso de licenciatura em matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática (LEAM) e o de Prototipagem (IFMaker). Os resultados apontam que o recurso didático adaptado possui potencial para atender tanto os estudantes com deficiência visual como aqueles sem deficiência.

Biografia do Autor

Edilaine Breves dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Graduada em Licenciatura em Matemática pelo IFRJ - campus Volta Redonda. Pós-graduanda em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (PIGEAD) pela UFF e em Gestão Escolar pela FAMEESP. Realizou estágio extracurricular no Centro Municipal de Ensino Deputado Câmara Torres, situado no município de Rio Claro, atuando como Monitora da disciplina de Matemática e teve vínculo na função de Monitora de Educação Especial. Participou do projeto de ensino Residência Pedagógica, onde atuou como residente no Colégio Estadual Baldomero Barbará. Estudiosa na área de deficiência visual e recursos didáticos adaptados para o ensino de matemática

Giovana da Silva Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Doutoranda em Ensino de Ciências pelo PROPEC (Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências) do IFRJ campus Nilópolis. Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFoa). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Volta Redonda nos Cursos de Licenciatura em Física e Matemática e na Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática lecionando as Disciplinas Pedagógicas. Na Especialização atua na disciplina de Fundamentos em EaD. Experiência na coordenação do Curso Técnico em Secretaria Escolar do Profuncionário no IFRJ campus Pinheiral. Vasta experiência profissional da Educação Infantil ao Ensino Superior.

José Ricardo Ferreira de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (2000), pós-graduação Latu-Senso em Matemática Avançada Computacional pela Universidade Severino Sombra (2003) e mestrado em Matemática Aplicada pela UNICAMP (2010). Atualmente é professor de matemática do ensino técnico, tecnológico e superior no campus Volta Redonda do IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática, Matemática Aplicada, Ciência da Computação, com ênfase em Cálculo Diferencial e Integral, Análise Numérica, Desenvolvimento Orientado a Objetos de aplicações Desktop e WEB, Sistemas Operacionais Linux, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, simulação, desenvolvimento de software, software livre

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Código Matemático Unificado para a Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2006. Disponível em: http://antigo.ibc.gov.br/images/conteudo/AREAS_ESPECIAIS/CEGUEIRA_E_BAIXA_VISAO/Braille/Cdigo-Matemtico-Unificado.pdf Acesso em: 02 nov. 2022

BRASIL. Ministério da Educação. Normas Técnicas para a Produção de Textos

em Braille. Brasília, 2018, 3ª edição. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/105451-normas-tecnicas-para-a-producao-de-textos-em-braille-2018/file Acesso em: 22 abr. 2024

CERQUEIRA, Jonir Bechara; FERREIRA, Elise de Melo Borba. Recursos didáticos na educação especial. Revista Benjamin Constant, n. 15, 2000. Disponível em: https://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/602 Acesso em: 22 abr. 2024.

COSTA, Luciano Gonsalves; NEVES, Marcos Cesar Danhoni; BARONE, Dante Augusto Couto. O ensino de Física para deficientes visuais a partir de uma perspectiva fenomenológica. Ciência & Educação (Bauru), v. 12, p. 143-153, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/NVDtsJZcmxYtfn6gqgVwtMc/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 02 jun. 2022.

FERNANDES, Solange Hassan Ahmad Ali. Uma Análise Vygotskiana da Apropriação do Conceito de Simetria por Aprendizes sem Acuidade Visual. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/11142 Acesso em: 12 set. 2022

FERRONATO, Rubens. A construção de instrumento de inclusão no ensino de matemática. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/82939 Acesso em: 15 jun. 2022

FILHO, Gilbson José Velasco Souza; BARBOSA, Regiane da Silva. Ensino de operações de frações para estudantes cegos: Uma possibilidade de adaptação curricular. Revista Ensin@ UFMS, Três Lagoas, v. 2, n. 6, p. 133-155, dez. 2021. Disponível em: https://trilhasdahistoria.ufms.br/index.php/anacptl/article/view/13548 Acesso em: 28 out. 2022

IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Rio de Janeiro: IFRJ, 2017. Disponível em: https://portal.ifrj.edu.br/volta-redonda/licenciatura-matematica Acesso em: 30 abr. 2024

IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro. Resolução CONSUP/IFRJ nº 64, de 20 de dezembro de 2021. Aprova o Regimento do IFMAKER - Ambientes de Inovação Multidisciplinar no Âmbito deste Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. Rio de Janeiro: IFRJ, 2021. Disponível em: https://ifmakercvr.wordpress.com/documentos/ Acesso em: 01 mai, 2024

KALEFF, Ana Maria Martensen Roland. Recursos Didáticos para Educação Matemática Inclusiva de Pessoas sem/com Deficiência Visual. Respira Educação - Educação & Cultura. YouTube, 2021. Disponível em: https://youtu.be/Txw96OfQAGo Acesso: 30 abr. 2022

KALEFF, Ana Maria Martensen Roland; ROSA, Fernanda Malinosky Coelho da. A importância da habilidade da visualização para a aprendizagem matemática e para a inclusão do aluno com deficiência visual. In: KALEFF, Ana Maria Martensen Roland. Vendo com as mãos, olhos e mente: Recursos didáticos para laboratório e museu de educação matemática inclusiva do aluno com deficiência visual. Niterói: CEAD / UFF, 2016. p.28-36.

LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA. Régua de Frações. 2019. Disponível em: https://sites.google.com/view/lemifrn/acervo/r%C3%A9gua-de-fra%C3%A7%C3%A3o Acesso em: 05 nov. 2022

MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

NASCIMENTO, Elisangela Bernardes do. FRAC‐SOMA sensorial: um recurso pedagógico nos estudos de frações para pessoas com deficiência visual. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, n. 13., 2019, Cuiabá, Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Cuiabá, 2019.

PALHAIS, Catarina Bela Cardoso. Prototipagem: Uma abordagem ao processo de desenvolvimento de um produto. 2015. Dissertação (Mestrado em Design de Equipamento). Universidade de Lisboa. 2015. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/29163/2/ULFBA_TES_942.pdf Acesso em: 08 nov. 2022

SÁ, Elisabeth Dias de; CAMPOS, Izilda Maria de; SILVA, Myriam Beatriz Campolina. Atendimento Educacional Especializado: deficiência visual. Brasília/DF. MEC: 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dv.pdf Acesso em: 15 jun. 2022.

SANTOS, Maria José Batista de Souza. O Ensino e Aprendizagem das Frações Utilizando Materiais Concretos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4290/1/PDF%20-%20Maria%20Jos%C3%A9%20Batista%20de%20Souza%20Santos.pdf Acesso em: 27 out. 2022

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5562413/mod_resource/content/1/Metodologia-Do-Trabalho-Cientifico-23%C2%AA-Edicao-Severino-EBOOK-Escolhido.pdf Acesso em: 17 jul. 2022

SILVA, Jaqueline Maria da. A utilização de materiais didáticos como recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem da matemática para alunos com deficiência visual. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35478 Acesso em: 21 mai. 2022

SOUZA, Salete Eduardo. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “Infância e Práticas Educativas”. Arq Mudi, p. 110-114. 2007. Disponível em: http://www.dma.ufv.br/downloads/MAT%20103/2014-II/listas/Rec%20didaticos%20-%20MAT%20103%20-%202014-II.pdf Acesso em: 21 abr. 2022.

ULIANA, Marcia Rosa. Ensino Aprendizagem de Matemática para Estudantes sem Acuidade Visual: a construção de um kit pedagógico. 2012 Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática). Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012. Disponível em: http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/EnCiMat_UlianaMR_1.pdf.pdf Acesso em: 23 ago. 2022

VOLPATO, Neri. Prototipagem rápida: tecnologias e aplicações. 1ª ed. São Paulo: Editora Blucher, 2006.

Downloads

Publicado

2024-05-13

Como Citar

Santos, E. B. dos, Cardoso, G. da S., & Almeida, J. R. F. de. (2024). RÉGUA DE FRAÇÕES COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA EXPERIÊNCIA DE PROTOTIPAGEM. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152425. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2425

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)