LEI DO FAROL BAIXO E O CONSUMO DE ENERGIA: POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SALA DE AULA

Autores

  • Daniel Marsango Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS
  • Alecsander Mergen UFFS
  • Rosemar Ayres dos Santos UFFS

DOI:

https://doi.org/10.22407/2019.v10i1.892

Palavras-chave:

Ensino de Física. Experimentação. Questões socioambientais e socioeconômicas.

Resumo

No ano de 2016, a Câmara dos Deputados aprovou uma Lei que obriga o uso de faróis baixos nas rodovias durante o dia. Com intuito de problematizar e avaliar os impactos socioambientais e socioeconômicos dessa lei construímos um aparato experimental que relaciona o consumo de energia das lâmpadas dos automóveis com o consumo de combustível gerado por ela. Assim, a prática educativa experimental, faz parte do tema Energia e vida, foi implementada em um dos componentes curriculares de um curso de Licenciatura em Física, proporcionando a discussão dialógico-problematizadora acerca da questão da qual emergiu a investigação: com a lei que obriga os veículos a trafegarem com os faróis ligados durante o dia teremos um aumento do consumo de combustível? Essa prática seguiu metodologicamente em acordo com os três momentos pedagógicos e teoricamente seguindo os preceitos da abordagem temática de perspectiva Freire-CTS. Com a realização dessa atividade junto a professores em formação inicial, percebemos que a questão levantada, está inserida em uma problemática contemporânea de cunho sócio-econômico-ambiental pertencente ao mundo vivencial desses,  foi pensada como possibilidade de ser trabalhada na Educação Básica, é relevante para a discussão em sala de aula, proporcionando o posicionamento crítico-reflexivo-problematizador,  favorecendo a entendimento/construção do conhecimento conceitual.

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Publicado

2019-04-25

Edição

Seção

Relato de Experiência