APRENDER ENSINANDO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA ABORDAR CONCEITOS DE FÍSICA TÉRMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2513

Palavras-chave:

Aprender ensinando, Vygotsky, Ensino de Física, Termologia, Sequência didática

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar o estudo de validação de um produto educacional associado a uma sequência didática para o estudo de Física Térmica, apoiada no Learning by Teaching e na Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. A reflexão problematizada no estudo encontra-se associada à pouca ênfase dada pelas estratégias de ensino à possibilidade de que o estudante possa aprender a partir do momento em que ensina. Para isso, foi organizada uma sequência didática enfatizando os processos de aprender ensinando e de interação social, produzindo-se um material de apoio para professores de Física do Ensino Médio. A pesquisa desenvolvida trata da avaliação desse material por parte de um grupo de professores que atuam na disciplina e no nível de escolarização mencionando. Como resultado, o estudo aponta a viabilidade didática do material e de sua respectiva sequência didática, bem como sua potencialidade na busca por promover um ambiente propício à aprendizagem.

Biografia do Autor

Jean Carlos Nicolodi, Universidade de Passo Fundo

Graduado em Física- Licenciatura, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e doutorando em Educação, ambos pela Universidade de Passo Fundo, RS. Bolsista Capes

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado na Universidad de Burgos – Espanha; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática; Professora do Curso de Física-L; Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS.

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação em Ciências (UFRGS); Mestre em Ensino de Física (UFRGS); Licenciatura em Matemática (UPF); Licenciatura em Física (UFSM); Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática; Professor do Curso de Física-L; Universidade de Passo Fundo, RS.

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Publicado

2024-05-22

Como Citar

Nicolodi, J. C., Rosa, C. T. W. da, & Darroz, L. M. (2024). APRENDER ENSINANDO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA ABORDAR CONCEITOS DE FÍSICA TÉRMICA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152513. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2513

Edição

Seção

Produto Educacional

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