APLICANDO PROPOSTAS ESTRUTURADAS DE ENSINO INVESTIGATIVO COM ENFOQUE C-T-S EM NOVOS CONTEXTOS

Autores/as

  • Renato Santos Araújo DFCI/UFS, Sergipe
  • Gicélia Maria de Oliveira Santos
  • Cristiane Cupertino Santos Barbosa
  • Ana Carla Batista de Jesus
  • Douglas Meneses Santos Brito
  • Marcos Paulo Albuquerque Fontes Menezes
  • Wellisson Santos Silveira
  • Tiago Nery Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.22407/2018.v9i3.943

Palabras clave:

ensino de física, cts, ensino por investigação

Resumen

A ineficiência do sistema de ensino brasileiro tem limitado as oportunidades do país há décadas. E são vários os fatores que contribuem para isso, e no nordeste eles são ainda piores, ampliando o hiato entre a qualidade necessária para melhorar essa região e a realidade da sala de aula. Assim, nesse estudo são apresentados os resultados obtidos com a aplicação de uma proposta estruturada de ensino investigativo com enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). As aulas foram ministradas por alunos do último semestre de um curso de Licenciatura em Física. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, os sujeitos da pesquisa foram os alunos de três turmas do 1º ano do ensino médio, a coleta de dados foi realizada por meio de questionários e a análise desses dados fez uso dos princípios conceituais da Análise Temática de Bardin (1979). A partir da análise, observou-se que em grande parte das respostas foi identificada a presença de algum tipo de relação CTS. Isso indica que a sequência de ensino investigativa com enfoque CTS adotada na aula pode ter favorecido uma aprendizagem que se afastou da memorização ao abordar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. A explicação do professor, o experimento, o texto e a discussão sobre o texto foram apontados pelos alunos como as atividades didáticas mais relevantes para a promoção da aprendizagem das relações CTS e para o desenvolvimento de habilidades como formular hipóteses, refletir e discutir em grupo, justificar as ideias a partir de argumentos e relatar suas conclusões para a resolução dos problemas.

Biografía del autor/a

Renato Santos Araújo, DFCI/UFS, Sergipe

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2010). Atualmente é professor adjunto 1 da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, formação de professores, educação a distância, tecnologias da informação e da comunicação e políticas públicas de educação.

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Publicado

2019-01-27

Cómo citar

Araújo, R. S., de Oliveira Santos, G. M., Santos Barbosa, C. C., Batista de Jesus, A. C., Santos Brito, D. M., Albuquerque Fontes Menezes, M. P., Silveira, W. S., & Ribeiro, T. N. (2019). APLICANDO PROPOSTAS ESTRUTURADAS DE ENSINO INVESTIGATIVO COM ENFOQUE C-T-S EM NOVOS CONTEXTOS. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 9(3), 252–268. https://doi.org/10.22407/2018.v9i3.943

Número

Sección

Relato de Experiência

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