AS LEIS DE NEWTON E DO TRÂNSITO EM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA COM ENFOQUE CTS

Autores

  • Renato Santos Araújo DFCI/UFS, Sergipe
  • Gicélia Maria de Oliveira Santos
  • Cristiane Cupertino Santos Barbosa
  • Ana Carla Batista de Jesus
  • Douglas Meneses Santos Brito
  • Marcos Paulo Albuquerque Fontes Menezes
  • Wellisson Santos Silveira
  • Tiago Nery Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477.2017v8i1.603

Palavras-chave:

ensino por investigação, CTS, ensino de física

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada a partir da aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa com enfoque CTS em três turmas do Ensino Médio de uma escola pública do interior de um Estado da região Nordeste do país. Essa pesquisa é do tipo explicativa e foi elaborada com uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário composto por questões abertas. Para a análise dos dados foram aplicados os princípios conceituais da Análise Temática de Bardin (1977). A análise dos dados mostrou que o momento da aula que mais favoreceu o entendimento da relação tecnologia-sociedade foi aquele em que houve a utilização dos vídeos como instrumento problematizador. Também foi destacada pelos alunos a importância da mediação do professor durante as aulas. A atividade realizada contribuiu para o desenvolvimento de habilidades como formular hipóteses, refletir e discutir em grupo. Conclui-se o trabalho apontando que a utilização de Sequências de Ensino Investigativas com o enfoque CTS pode favorecer o aprendizado dos alunos da física vivencial.

Biografia do Autor

Renato Santos Araújo, DFCI/UFS, Sergipe

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2010). Atualmente é professor adjunto 1 da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, formação de professores, educação a distância, tecnologias da informação e da comunicação e políticas públicas de educação.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-09-13

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)