APLICANDO PROPOSTAS ESTRUTURADAS DE ENSINO INVESTIGATIVO COM ENFOQUE C-T-S EM NOVOS CONTEXTOS

Autores

  • Renato Santos Araújo DFCI/UFS, Sergipe
  • Gicélia Maria de Oliveira Santos
  • Cristiane Cupertino Santos Barbosa
  • Ana Carla Batista de Jesus
  • Douglas Meneses Santos Brito
  • Marcos Paulo Albuquerque Fontes Menezes
  • Wellisson Santos Silveira
  • Tiago Nery Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.22407/2018.v9i3.943

Palavras-chave:

ensino de física, cts, ensino por investigação

Resumo

A ineficiência do sistema de ensino brasileiro tem limitado as oportunidades do país há décadas. E são vários os fatores que contribuem para isso, e no nordeste eles são ainda piores, ampliando o hiato entre a qualidade necessária para melhorar essa região e a realidade da sala de aula. Assim, nesse estudo são apresentados os resultados obtidos com a aplicação de uma proposta estruturada de ensino investigativo com enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). As aulas foram ministradas por alunos do último semestre de um curso de Licenciatura em Física. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, os sujeitos da pesquisa foram os alunos de três turmas do 1º ano do ensino médio, a coleta de dados foi realizada por meio de questionários e a análise desses dados fez uso dos princípios conceituais da Análise Temática de Bardin (1979). A partir da análise, observou-se que em grande parte das respostas foi identificada a presença de algum tipo de relação CTS. Isso indica que a sequência de ensino investigativa com enfoque CTS adotada na aula pode ter favorecido uma aprendizagem que se afastou da memorização ao abordar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. A explicação do professor, o experimento, o texto e a discussão sobre o texto foram apontados pelos alunos como as atividades didáticas mais relevantes para a promoção da aprendizagem das relações CTS e para o desenvolvimento de habilidades como formular hipóteses, refletir e discutir em grupo, justificar as ideias a partir de argumentos e relatar suas conclusões para a resolução dos problemas.

Biografia do Autor

Renato Santos Araújo, DFCI/UFS, Sergipe

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2010). Atualmente é professor adjunto 1 da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, formação de professores, educação a distância, tecnologias da informação e da comunicação e políticas públicas de educação.

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Publicado

2019-01-27

Edição

Seção

Relato de Experiência

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