DIFICULDADES ESTRUTURANTES NA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA UAB PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA

Autores

  • Renato Santos Araújo DFCI/UFS
  • Deise Miranda Vianna IF/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i1.1332

Palavras-chave:

política pública, formação de professores, ensino de física, educação a distância

Resumo

O governo federal financiou uma política de formação de professores na modalidade a distância intitulada Sistema UAB, mas dificuldades metodológicas foram encontradas por diferentes pesquisadores. Esse contexto tornou pertinente o levantamento das dificuldades estruturantes para a implementação dessa política na formação de professores de física. Para isso, elaborou-se uma pesquisa qualitativa com os responsáveis por essa formação a distância. O universo da pesquisa foi composto por instituições de ensino superior e o governo federal. A amostra se caracterizou por ser não probabilística por seleção racional. O procedimento de coleta de dados adotado foi a entrevista semiestruturada, sobre as quais se aplicaram os princípios conceituais da Análise Temática de Bardin (1977). Ao todo foram identificados 21 temas envolvendo aspectos metodológicos, seus recursos humanos, os polos de apoio presencial, as vagas ociosas e a evasão. Os resultados mostram que, de um lado a academia aponta a má valorização do docente e o desinteresse dos licenciandos pela profissão como causas da falta de professores na Educação Básica, do outro, o governo insiste que a carência se deve à falta de formação. Além disso, os entrevistados afirmaram que os cursos a distância apenas adaptaram, de forma inapropriada e anacrônica, os cursos presenciais. Os materiais pedagógicos também foram citados como sendo de má qualidade, com pouco conteúdo e problemas pedagógicos. A formação dos tutores foi outro ponto crítico, visto que eles não tinham a formação específica e sequer a capacitação adequada. A entrega da administração dos polos de apoio presencial para os governos dos municípios e dos Estados também foi citada, pois os mesmos foram entregues com atraso e com infraestruturas e recursos humanos inadequados.

Biografia do Autor

Renato Santos Araújo, DFCI/UFS

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2010). Atualmente é professor adjunto 1 da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, formação de professores, educação a distância, tecnologias da informação e da comunicação e políticas públicas de educação.

Deise Miranda Vianna, IF/UFRJ

possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Fez estágio de Pós- Doutorado na Universidade Santiago de Compostela - Espanha (2002). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora e orientadora do programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRJ, professora e orientadora do programa de Pós-Graduação em ensino de Biociências e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Foi Secretaria de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (2003-2007) e membro do Conselho (2007-2009), membro da Comissão de Pesquisa em Ensino de Física (2010-2014), membro da Comissão de Ensino (2015-2017 )Pró-Reitora de Pós Graduação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - SBF) (2013-2016), membro do Conselho do Mestrado Profissional em Ensino de Física - MNPEF-PROFIS (2016- ). Presidiu o Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (1995-1998). Foi Presidente do Conselho das Conferências Interamericanas de Ensino de Física (2006-2009), continuando como Membro representante. Participa como colaboradora na coordenação junto ao PIBID/CAPES Instituto de Física-UFRJ. Tem experiência na área de Ensino de Ciências (Física), com ênfase em Educação Permanente, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, ensino de ciências, formação de professor, informática educativa e CTS. orcid - https://orcid.org/0000-0001-5846-0841 (Texto informado pelo autor)


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2020-04-28

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