LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE QUIMICA: DE LIEBIG (1803-1873) AOS PROCESSOS DE QUALIDADE E BIOSSEGURANÇA NO SÉC. XX

Autores/as

  • Marco Antônio Ferreira da Costa Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
  • Maria de Fátima Barrozo Costa Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca-Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i2.794

Palabras clave:

Experimentação, Boas Práticas no Ensino Laboratorial, Segurança em Laboratórios

Resumen

Este artigo discute a experimentação em laboratórios didáticos de química, a partir do modelo de Liebig, no século XIX, até a chegada dos processos de qualidade e de biossegurança no século XX, perpassando, de forma sintética, pela história do ensino de química no Brasil.

Biografía del autor/a

Marco Antônio Ferreira da Costa, Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Engenheiro quimico, Mestre em Educação, Mestre em Psicopedagogia. Doutor em Ciências. Atualmente é professor-pesquisador na Escola Politécnica de Saúde  Joaquim Venâncio/Fiocruz, e da pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz.

Maria de Fátima Barrozo Costa, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca-Fiocruz

Engenheira Química, Mestre em Gestão Ambiental, Doutora em Saúde Pública. Pesquisadora da Ensp.

Publicado

2018-10-25

Cómo citar

da Costa, M. A. F., & Costa, M. de F. B. (2018). LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE QUIMICA: DE LIEBIG (1803-1873) AOS PROCESSOS DE QUALIDADE E BIOSSEGURANÇA NO SÉC. XX. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 9(2), 39–59. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i2.794

Número

Sección

Artigos Científicos

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