LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE QUIMICA: DE LIEBIG (1803-1873) AOS PROCESSOS DE QUALIDADE E BIOSSEGURANÇA NO SÉC. XX

Authors

  • Marco Antônio Ferreira da Costa Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
  • Maria de Fátima Barrozo Costa Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca-Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i2.794

Keywords:

Experimentação, Boas Práticas no Ensino Laboratorial, Segurança em Laboratórios

Abstract

Este artigo discute a experimentação em laboratórios didáticos de química, a partir do modelo de Liebig, no século XIX, até a chegada dos processos de qualidade e de biossegurança no século XX, perpassando, de forma sintética, pela história do ensino de química no Brasil.

Author Biographies

Marco Antônio Ferreira da Costa, Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Engenheiro quimico, Mestre em Educação, Mestre em Psicopedagogia. Doutor em Ciências. Atualmente é professor-pesquisador na Escola Politécnica de Saúde  Joaquim Venâncio/Fiocruz, e da pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz.

Maria de Fátima Barrozo Costa, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca-Fiocruz

Engenheira Química, Mestre em Gestão Ambiental, Doutora em Saúde Pública. Pesquisadora da Ensp.

Published

2018-10-25

How to Cite

da Costa, M. A. F., & Costa, M. de F. B. (2018). LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE QUIMICA: DE LIEBIG (1803-1873) AOS PROCESSOS DE QUALIDADE E BIOSSEGURANÇA NO SÉC. XX. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 9(2), 39–59. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i2.794

Issue

Section

Artigos Científicos

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