ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017v8i2.524Palavras-chave:
educação integral, educação ambiental, sustentabilidade, cultura.Resumo
Vivemos no Brasil uma situação de degradação socioambiental, onde parte da população sobrevive em extrema pobreza, e como consequência, os mesmos acabam deixando os estudos em busca de trabalho para colaborar com suas famílias. Sabemos, entretanto, que o percurso para o alcance da sustentabilidade deve estabelecer uma sociedade, onde todos possam ter os direitos humanos fundamentais assegurados. Dentro deste contexto surge o Plano “Brasil sem Miséria”, buscando caminhos para aliviar a situação de extrema vulnerabilidade social de muitos brasileiros. O Programa Mais Educação torna-se parte deste, visando propagar a Educação Integral através de oportunidades de ensino que contribuam para a formação de um educando crítico. Imersa no cenário da Educação Integral, a sustentabilidade passa a considerar um conjunto de participantes sociais, por meio de práticas educativas que visam ampliar a compreensão dos estudantes diante dos problemas da sociedade. Realizamos um estudo de caso em uma escola municipal do Rio de Janeiro, onde buscamos levantar e analisar as percepções dos professores a respeito da educação integral e de uma possível relação com a Educação Ambiental. Analisando as entrevistas, notamos que os professores necessitam de uma maior participação no processo de reorganização curricular para a implantação da EI, e de maior aprofundamento teórico.
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Copyright (c) 2017 Daniele Blanco Cavalcanti, Marco Antonio Ferreira da Costa
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