LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE QUIMICA: DE LIEBIG (1803-1873) AOS PROCESSOS DE QUALIDADE E BIOSSEGURANÇA NO SÉC. XX

Autores

  • Marco Antônio Ferreira da Costa Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
  • Maria de Fátima Barrozo Costa Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca-Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i2.794

Palavras-chave:

Experimentação, Boas Práticas no Ensino Laboratorial, Segurança em Laboratórios

Resumo

Este artigo discute a experimentação em laboratórios didáticos de química, a partir do modelo de Liebig, no século XIX, até a chegada dos processos de qualidade e de biossegurança no século XX, perpassando, de forma sintética, pela história do ensino de química no Brasil.

Biografia do Autor

Marco Antônio Ferreira da Costa, Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Engenheiro quimico, Mestre em Educação, Mestre em Psicopedagogia. Doutor em Ciências. Atualmente é professor-pesquisador na Escola Politécnica de Saúde  Joaquim Venâncio/Fiocruz, e da pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz.

Maria de Fátima Barrozo Costa, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca-Fiocruz

Engenheira Química, Mestre em Gestão Ambiental, Doutora em Saúde Pública. Pesquisadora da Ensp.

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Publicado

2018-10-25

Edição

Seção

Artigos Científicos

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