O QUE TEM A NOS DIZER OS TRABALHOS SOBRE O PIBID E O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PUBLICADOS NO ENPEC 2015
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017v8i2.689Palabras clave:
Iniciação à docência, Formação de Professores, Ensino de Ciências e Biologia.Resumen
Por muitos anos, os alunos das licenciaturas tiveram como possibilidade de vivenciar à docência, somente nos estágios supervisionados. No ano de 2007 a coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, em parceria com o Ministério da Educação e Cultura - MEC, iniciaram o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid. Este programa foi criado com o objetivo de incentivar a formação docente em nível superior para a Educação Básica e contribuir para a valorização do magistério. O programa é organizado com professores coordenadores de área, estes sendo das Instituições de Ensino Superior, professores supervisores, que atuam nas escolas da Educação Básica e alunos das licenciaturas. O presente trabalho teve como objetivo identificar os trabalhos produzidos no âmbito do PIBID, que foram publicados na Ata do Décimo Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - X ENPEC e analisá-los para observar o que tem sido discutido entre os pesquisadores. Foi realizada uma busca nos anais do evento com a palavra-chave “PIBID”, que possibilitou a seleção dos trabalhos por meio dos títulos, resumos e metodologias. Por fim, foi realizado uma análise qualitativa. Os resultados indicaram que os trabalhos selecionados demonstram um grande vínculo com os objetivos do programa, sendo a discussão voltada para a formação inicial e continuada de professores.
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Derechos de autor 2017 Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477
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