PERÍODO COLONIAL: DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA HISTÓRICA DA BIOLOGIA

Autores

  • Iury Kesley Marques de Oliveira Martins Universidade Federal de Goiás
  • Zilene Moreira Pereira Soares Universidade Federal de Goiás. Docente pesquisadora do Instituto de Ciências Biológicas.

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2019.v10i3.1127

Palavras-chave:

PIBID-BIO, História da ciência, Período colonial, Interdisciplinaridade

Resumo

A crise que tomou conta do país nos últimos anos provocou reflexos diretos na Educação. Os programas de fomento à formação de professores, em especial o PIBID, passaram por um período de grande instabilidade, e embora tenha sofrido algumas reformulações, os objetivos e finalidades do programa não foram alterados. Desenvolvido no âmbito do PIBID, o presente trabalho teve como objetivo relatar o planejamento e o desenvolvimento de uma sequência didática realizada por discentes de iniciação à docência, fundamentada nos aspectos históricos do conhecimento biológico para o ensino da temática “período colonial”. Destaca-se a conjuntura do programa, a proposta do PIBID-Biologia da UFG e sua relação com as atividades descritas. A sequência, por sua vez, foi constituída por 6 aulas desenvolvidas em uma turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública militarizada no município de Goiânia/GO. Estes encontros tiveram como finalidade discutir a intensificação do processo de degradação ambiental e sua relação com a chegada dos portugueses ao Brasil mediante aulas expositivas dialogadas, simulações, demonstrações e aula de campo. A experiência foi avaliada por meio de questionários e anotações realizadas durante os encontros, de modo que sua análise aponta que os alunos tiveram dificuldades em mobilizar conceitos durante as aulas mas que, apesar disso, alcançaram o objetivo geral de aprendizagem proposto pela sequência. Espera-se que a experiência aqui relatada possa auxiliar na formação de professores por meio de uma análise crítica das atividades realizadas pelos licenciandos

Biografia do Autor

Iury Kesley Marques de Oliveira Martins, Universidade Federal de Goiás

Licenciado em Ciências Biológicas (2018) e graduando do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Estudante do curso de Pós-graduação lato sensu em Políticas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Fez parte do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (LabTIME), foi bolsista de iniciação à docência (PIBID) e monitor da disciplina "Educação em Ciências e Biologia 1". Atualmente, é bolsista do Programa de Bolsas de Licenciatura (PROLICEN) da UFG, membro do Fórum "Ser professor! Reflexões sobre o processo formativo na licenciatura em Ciências Biológicas", colaborador da Rede de Pesquisa em Educação em Ciências na EJA (REPEC-EJA) e do grupo de pesquisa "Colligat: (re)pensando a formação de professores de ciências e biologia", sendo estas atividades vinculadas ao Laboratório de Estágio Supervisionado e Ensino de Ciências (LESEC) do ICB/UFG. Tem interesse na área de Educação em Ciências, com ênfase na temática de História e Filosofia da Ciência, bem como no ensino e aprendizagem do conhecimento científico.

Zilene Moreira Pereira Soares, Universidade Federal de Goiás. Docente pesquisadora do Instituto de Ciências Biológicas.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Severino Sombra (2000), mestrado e Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás, pesquisadora do Colligat (Re-pensando a formação de professores) e do GDE (Gênero e diferenças na educação) da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência nas áreas de Educação e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: sexualidade, gênero, formação de professores e estágio curricular.

Referências

ANPED. 2018. Entidades se posicionam contrárias à padronização e controle impostos pelo Programa de Residência Pedagógica! Não à BNCC! Disponível em: <http://www.anped.org.br/news/entidades-se-posicionam-contrarias-padronizacao-e-controle-impostos-pelo-programa-de-residencia>. Acesso em 18/03/2018.

AUGUSTO, T. G. S.; CALDEIRA, A. M. A. Dificuldades para a implantação de práticas interdisciplinares em escolas estaduais, apontadas por professores da área de ciências da natureza. Investigações em Ensino de Ciências, v. 12, n. 1, p. 139-154, 2007.

CARVALHO, A. M. P.; VANNUCCHI, A. O currículo de física: inovações e tendências nos anos noventa. Investigações em Ensino de Ciências, v. 1, n.1, p. 3-19, 1996.

BASTOS, F. História da ciência e pesquisa em ensino de ciências: breves considerações. In: Roberto Nardi. (Org.). Questões atuais no Ensino de Ciências. São Paulo: Escrituras: , 1998, v. , p. 43-52.

BRASIL. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB. Relatório de Gestão - PIBID. Brasília, 2013.

BRASIL. Portaria Normativa Nº 38, de 12 de dezembro de 2007.

BRASIL. Portaria Nº 46, de 11 de abril de 2016.

BRASIL. 2018. MEC vai investir R$ 1 bilhão em programas de formação de professores, com 190 mil vagas. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/60861-mec-vai-investir-r-1-bilhao-em-programas-de-formacao-de-professores-com-190-mil-vagas. Acesso em 18/03/2018.

BEZERRA, R. G.; NASCIMENTO, L. M. C. T. Concepções do Bioma Cerrado apresentadas por estudantes do ensino fundamental de Formosa – GOIÁS, 2015.

BEZERRA, R. G.; SUESS, R. C. Abordagem do bioma Cerrado em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Holos, Natal, v. 1, n. 29, p. 233-242, 2013.

CACHAPUZ, A. et al., A Necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez Editora, 2005. 264p.

CAPES, Ministério da Educação. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8254-capes-divulga-numeros-de-2016> Acesso em 27 Maio 2017a.

CAPES, Ministério da Educação. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. <http://capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/relatorios-e-dados> Acesso em: 25 Abril 2017b.

CAPES, Ministério da Educação. PIBID divulga lista com 285 instituições habilitadas para início de projetos. Disponível em: http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8985-pibid-divulga-lista-com-285-instituicoes-habilitadas-para-inicio-de-projetos. Acesso em 19/02/2019.

CARNEIRO, M. H. S.; GASTAL, M. L. História e Filosofia das Ciências no Ensino de Biologia Ciência & Educação, v. 11, n. 1, p. 33-39, 2005.

CIVARDI, J. A.; PANIAGO, M. L. F. S. PIBID e formação de professores na UFG: pressupostos teóricos e experiências vividas. Goiânia: Gráfica UFG, 2016. 317 p.

FOUREZ, Geraldo. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista. 1995.

GAGLIARDI, R. Cómo utilizar la historia de las ciencias en la enseñanza de las ciencias. Enseñanza de las Ciencias, v.6, n.3, p. 291-296. 1988.

GALLO, S. Transversaliade e educação: pensando em uma educação não-disciplinar. In: ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (orgs.). O Sentido da Escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 6.ed. São Paulo: Edusp, 2008.

MACHADO, N. J. Educação: projetos e valores. São Paulo: Escrituras. 6 ed. 2006.

MALAFAIA, G.; RODRIGUES, A. S. L. Uma reflexão sobre o Ensino de Ciências no nível Fundamental da Educação. Ciência & Ensino, vol. 2, n. 2, junho de 2008.

MATTHEWS, M. R. História, Filosofia e Ensino de Ciências: A Tendência atual de Reaproximação. Cad. Cat. Ens. Fís., v. 12, n. 3: p. 164-214, dez. 1995.

MORIN, E. A Cabeça Bem-Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8ºedição. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil Ltda. 2012. 128p.

NASCIMENTO Jr, A. F.; SOUZA, D. C.; CARNEIRO, M. C. O. O conhecimento biológico nos documentos curriculares nacionais do Ensino Médio: uma análise histórico-filosófica a partir dos estatutos da biologia. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n.2, pp.223 - 243, 2011.

NEITZEL; FERREIRA; COSTA. Os impactos do PIBID nas licenciaturas e na Educação Básica. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 18, n. especial, p. 98-121, 2013

PÁDUA, J. A. Um sopro de destruição: pensamento político e crítica ambiental no Brasil escravista, 1786-1888. 2. ed. - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.

UFG. Edital PIBID/UFG n. 09/2018. Disponível em: <https://pibid.prograd.ufg.br/up/296/o/EDITAL_ESTUDANTES_PIBID_2018_PARA_DIVULGA%C3%87%C3%83O1.pdf>. Acesso em: 19/02/2019.

SANTOS, R. J. C. A Militarização da Escola Pública em Goiás. 2016. 131f. Dissertação – Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiás. 2016.

SIMPLÍCIO, J. C. da S.; ALMEIDA, K. S. Importância de ‘História e Filosofia da Ciência’ para a formação inicial de biólogos. Disponível em: <http://www.uesb.br/recom/anais/conteudo.php?pagina=02 > Acesso em: 25 de abr. de 2017.

TEIXEIRA, E. S.; GRECA, I. M.; FREIRE JR, OLIVAL. Uma revisão sistemática das pesquisas publicadas no Brasil sobre o uso didático de história e filosofia da ciência no ensino de física. In: PEDUZZI, L. O. Q.; MARTINS, A. F. P.; FERREIRA, J. M. H. (ORGS.). Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: EDUFRN, 2012, p. 9-40.

Downloads

Publicado

2019-12-15

Edição

Seção

Relato de Experiência