PERÍODO COLONIAL: DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA HISTÓRICA DA BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2019.v10i3.1127Palavras-chave:
PIBID-BIO, História da ciência, Período colonial, InterdisciplinaridadeResumo
A crise que tomou conta do país nos últimos anos provocou reflexos diretos na Educação. Os programas de fomento à formação de professores, em especial o PIBID, passaram por um período de grande instabilidade, e embora tenha sofrido algumas reformulações, os objetivos e finalidades do programa não foram alterados. Desenvolvido no âmbito do PIBID, o presente trabalho teve como objetivo relatar o planejamento e o desenvolvimento de uma sequência didática realizada por discentes de iniciação à docência, fundamentada nos aspectos históricos do conhecimento biológico para o ensino da temática “período colonial”. Destaca-se a conjuntura do programa, a proposta do PIBID-Biologia da UFG e sua relação com as atividades descritas. A sequência, por sua vez, foi constituída por 6 aulas desenvolvidas em uma turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública militarizada no município de Goiânia/GO. Estes encontros tiveram como finalidade discutir a intensificação do processo de degradação ambiental e sua relação com a chegada dos portugueses ao Brasil mediante aulas expositivas dialogadas, simulações, demonstrações e aula de campo. A experiência foi avaliada por meio de questionários e anotações realizadas durante os encontros, de modo que sua análise aponta que os alunos tiveram dificuldades em mobilizar conceitos durante as aulas mas que, apesar disso, alcançaram o objetivo geral de aprendizagem proposto pela sequência. Espera-se que a experiência aqui relatada possa auxiliar na formação de professores por meio de uma análise crítica das atividades realizadas pelos licenciandosReferências
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