PERÍODO COLONIAL: DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA HISTÓRICA DA BIOLOGIA

Autores/as

  • Iury Kesley Marques de Oliveira Martins Universidade Federal de Goiás
  • Zilene Moreira Pereira Soares Universidade Federal de Goiás. Docente pesquisadora do Instituto de Ciências Biológicas.

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2019.v10i3.1127

Palabras clave:

PIBID-BIO, História da ciência, Período colonial, Interdisciplinaridade

Resumen

A crise que tomou conta do país nos últimos anos provocou reflexos diretos na Educação. Os programas de fomento à formação de professores, em especial o PIBID, passaram por um período de grande instabilidade, e embora tenha sofrido algumas reformulações, os objetivos e finalidades do programa não foram alterados. Desenvolvido no âmbito do PIBID, o presente trabalho teve como objetivo relatar o planejamento e o desenvolvimento de uma sequência didática realizada por discentes de iniciação à docência, fundamentada nos aspectos históricos do conhecimento biológico para o ensino da temática “período colonial”. Destaca-se a conjuntura do programa, a proposta do PIBID-Biologia da UFG e sua relação com as atividades descritas. A sequência, por sua vez, foi constituída por 6 aulas desenvolvidas em uma turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública militarizada no município de Goiânia/GO. Estes encontros tiveram como finalidade discutir a intensificação do processo de degradação ambiental e sua relação com a chegada dos portugueses ao Brasil mediante aulas expositivas dialogadas, simulações, demonstrações e aula de campo. A experiência foi avaliada por meio de questionários e anotações realizadas durante os encontros, de modo que sua análise aponta que os alunos tiveram dificuldades em mobilizar conceitos durante as aulas mas que, apesar disso, alcançaram o objetivo geral de aprendizagem proposto pela sequência. Espera-se que a experiência aqui relatada possa auxiliar na formação de professores por meio de uma análise crítica das atividades realizadas pelos licenciandos

Biografía del autor/a

Iury Kesley Marques de Oliveira Martins, Universidade Federal de Goiás

Licenciado em Ciências Biológicas (2018) e graduando do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Estudante do curso de Pós-graduação lato sensu em Políticas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Fez parte do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (LabTIME), foi bolsista de iniciação à docência (PIBID) e monitor da disciplina "Educação em Ciências e Biologia 1". Atualmente, é bolsista do Programa de Bolsas de Licenciatura (PROLICEN) da UFG, membro do Fórum "Ser professor! Reflexões sobre o processo formativo na licenciatura em Ciências Biológicas", colaborador da Rede de Pesquisa em Educação em Ciências na EJA (REPEC-EJA) e do grupo de pesquisa "Colligat: (re)pensando a formação de professores de ciências e biologia", sendo estas atividades vinculadas ao Laboratório de Estágio Supervisionado e Ensino de Ciências (LESEC) do ICB/UFG. Tem interesse na área de Educação em Ciências, com ênfase na temática de História e Filosofia da Ciência, bem como no ensino e aprendizagem do conhecimento científico.

Zilene Moreira Pereira Soares, Universidade Federal de Goiás. Docente pesquisadora do Instituto de Ciências Biológicas.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Severino Sombra (2000), mestrado e Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás, pesquisadora do Colligat (Re-pensando a formação de professores) e do GDE (Gênero e diferenças na educação) da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência nas áreas de Educação e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: sexualidade, gênero, formação de professores e estágio curricular.

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Publicado

2019-12-15

Cómo citar

Martins, I. K. M. de O., & Soares, Z. M. P. (2019). PERÍODO COLONIAL: DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA HISTÓRICA DA BIOLOGIA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 10(3), 262–274. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2019.v10i3.1127

Número

Sección

Relato de Experiência