A DESCOBERTA DO NÚMERO PI: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A REDE BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2014Palabras clave:
Geometria, Número pi, Ensino remotoResumen
O Ensino da Geometria na Educação Básica é um desafio para os professores de Matemática e por tratar-se de um conteúdo acumulativo é necessário criar estratégias a fim de que os alunos consigam assimilá-lo da melhor maneira possível, solidificando a compreensão dos conceitos iniciais. Com a pandemia e as aulas remotas, esse desafio tornou-se maior ainda. Várias figuras são estudadas e suas propriedades assimiladas, dentre elas: a circunferência. Nesse trabalho foi desenvolvido pelo professor uma proposta para o ensino da descoberta do número pi para os alunos de 7º ano com atividades as quais foram aplicadas durante aulas síncronas e eles puderam utilizar materiais que possuíam dentro de suas casas, bem como a utilização do Geogebra para verificação do que foi medido e calculado. Durante o levantamento de dados e discussões, os próprios estudantes puderam descobrir o significado do número pi, alguns destes estão relatados nesse trabalho a fim de exemplificar a proposta.
Citas
ALMOULOUD, S. A. A Geometria na escola básica: que espaços e formas têm hoje? Disponível em: http://www.sbempaulista.org.br/epem/anais/mesas redondas/mr21-Saddo.doc. Acesso em: 22/04/2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
BONGIOVANNI, V.; JAHN, A. P. De Euclides às geometrias não euclidianas. Revista Iberoamericana de Educatíon Matemática, São Paulo, v. 1, n. 22, p. 37-51, jun. 2010.
DANTE, L. R. Matemática, 3. ed. São Paulo: ÁTICA, 2018.
HERSHKOWITZ, R. Aspectos psicológicos da aprendizagem da geometria. Boletim GEPEM, v. 32, p. 3-31, 1994.
PARANÁ/SEED. Referencial Curricular Paranaense – Matemática. Curitiba, 2018.
PATARO, P. M.; BALESTRI., R. Matemática Essencial, 1. ed. São Paulo: SCIPIONE, 2018.
PAVANELLO, M. R. O abandono da geometria no Brasil: Causas e Consequências. Zetetiké, Campinas, n. 1, p. 7-17, mar. 1993.
SAMPAIO, F. A. Trilhas de Matemática, 1. ed. São Paulo: SARAIVA, 2018.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO E CONTROLE DE EXAMES OFICIAIS. Exames de Admissão para Militares de Carreira da Aeronáutica. Provas Anteriores. Disponível em: < https://ingresso.eear.aer.mil.br/>. Acesso em: 05 de jun. de 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Luis Fernando Funari Gomes, Rudolph dos Santos Gomes Pereira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).