A DESCOBERTA DO NÚMERO PI: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A REDE BÁSICA

Autores/as

  • Luis Fernando Funari Gomes Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Campus Cornélio Procópio
  • Rudolph dos Santos Gomes Pereira Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Campus Cornélio Procópio https://orcid.org/0000-0003-0504-7329

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2014

Palabras clave:

Geometria, Número pi, Ensino remoto

Resumen

O Ensino da Geometria na Educação Básica é um desafio para os professores de Matemática e por tratar-se de um conteúdo acumulativo é necessário criar estratégias a fim de que os alunos consigam assimilá-lo da melhor maneira possível, solidificando a compreensão dos conceitos iniciais. Com a pandemia e as aulas remotas, esse desafio tornou-se maior ainda. Várias figuras são estudadas e suas propriedades assimiladas, dentre elas: a circunferência. Nesse trabalho foi desenvolvido pelo professor uma proposta para o ensino da descoberta do número pi para os alunos de 7º ano com atividades as quais foram aplicadas durante aulas síncronas e eles puderam utilizar materiais que possuíam dentro de suas casas, bem como a utilização do Geogebra para verificação do que foi medido e calculado. Durante o levantamento de dados e discussões, os próprios estudantes puderam descobrir o significado do número pi, alguns destes estão relatados nesse trabalho a fim de exemplificar a proposta.

Biografía del autor/a

Luis Fernando Funari Gomes, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Campus Cornélio Procópio

Licenciado em Matemática; Mestrando em Ensino (UENP)

Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Campus Cornélio Procópio

Doutor em Educação (UNESP); Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia (UTFPR); Colegiado de Matemática (UENP)

Citas

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Publicado

2023-08-21

Cómo citar

Funari Gomes, L. F., & dos Santos Gomes Pereira, R. (2023). A DESCOBERTA DO NÚMERO PI: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A REDE BÁSICA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 14, e23142014. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2014

Número

Sección

Relato de Experiência

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