A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA PESQUISA EM UM CURSO TÉCNICO

Autores

  • Denis Cezar Martins Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)
  • Rudolph dos Santos Gomes Pereira Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio
  • Bárbara Nivalda Palharini Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477.2017v8i1.583

Palavras-chave:

investigação matemática, área e perímetro, pesquisa qualitativa, análise textual discursiva

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar uma tarefa de investigação matemática desenvolvida por alunos de um curso técnico. A atividade foi desenvolvida na tentativa de auxiliar os alunos desta modalidade de ensino, os quais apresentam dificuldades na utilização de conceitos matemáticos aliados a problemas de sua área de atuação. Dados foram coletados por meio de uma situação aberta, uma terefa contextualizada envolvendo o conteudo de área e perímetro. A análise de dados se deu de modo qualitativo de acordo com a análise textual discursiva. Evidenciamos a contribuição da investigação matemática na análise, interpretação e solução de problemas advindos da realidade de cursos técnicos. A investigação matemática é tida não apenas como estratégia de ensino, mas, também, como possibilidade de aprendizagem por meio do levantamento de conjecturas, testes e reformulações.

Biografia do Autor

Denis Cezar Martins, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

Especialista em Educação Matemática (UENP)

Licenciado em Matemática (UENP)

Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio

Doutor em Educação (UNESP)

Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia (UTFPR)

Licenciado em Ciências e Matemática (FAFICOP)

Colegiado de Matemática (UENP)

Bárbara Nivalda Palharini, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL)

Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL)

Licenciada e Bacharela em Matemática (UEL)

Colegiado de Matemática (UENP)

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-09-13

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)