A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA PESQUISA EM UM CURSO TÉCNICO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477.2017v8i1.583Palabras clave:
investigação matemática, área e perímetro, pesquisa qualitativa, análise textual discursivaResumen
Este artigo tem como objetivo analisar uma tarefa de investigação matemática desenvolvida por alunos de um curso técnico. A atividade foi desenvolvida na tentativa de auxiliar os alunos desta modalidade de ensino, os quais apresentam dificuldades na utilização de conceitos matemáticos aliados a problemas de sua área de atuação. Dados foram coletados por meio de uma situação aberta, uma terefa contextualizada envolvendo o conteudo de área e perímetro. A análise de dados se deu de modo qualitativo de acordo com a análise textual discursiva. Evidenciamos a contribuição da investigação matemática na análise, interpretação e solução de problemas advindos da realidade de cursos técnicos. A investigação matemática é tida não apenas como estratégia de ensino, mas, também, como possibilidade de aprendizagem por meio do levantamento de conjecturas, testes e reformulações.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).