O QUE TEM A NOS DIZER OS TRABALHOS SOBRE O PIBID E O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PUBLICADOS NO ENPEC 2015

Autores

  • Franklin Deller Silvério Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • André Luis Oliveira Universidade Estadual de Maringá - Departamento de Biologia

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017v8i2.689

Palavras-chave:

Iniciação à docência, Formação de Professores, Ensino de Ciências e Biologia.

Resumo

Por muitos anos, os alunos das licenciaturas tiveram como possibilidade de vivenciar à docência, somente nos estágios supervisionados. No ano de 2007 a coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, em parceria com o Ministério da Educação e Cultura - MEC, iniciaram o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid. Este programa foi criado com o objetivo de incentivar a formação docente em nível superior para a Educação Básica e contribuir para a valorização do magistério. O programa é organizado com professores coordenadores de área, estes sendo das Instituições de Ensino Superior, professores supervisores, que atuam nas escolas da Educação Básica e alunos das licenciaturas. O presente trabalho teve como objetivo identificar os trabalhos produzidos no âmbito do PIBID, que foram publicados na Ata do Décimo Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - X ENPEC e analisá-los para observar o que tem sido discutido entre os pesquisadores. Foi realizada uma busca nos anais do evento com a palavra-chave “PIBID”, que possibilitou a seleção dos trabalhos por meio dos títulos, resumos e metodologias. Por fim, foi realizado uma análise qualitativa. Os resultados indicaram que os trabalhos selecionados demonstram um grande vínculo com os objetivos do programa, sendo a discussão voltada para a formação inicial e continuada de professores.

Biografia do Autor

Franklin Deller Silvério, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Curso de Ciências Biológicas- Licenciatura.

André Luis Oliveira, Universidade Estadual de Maringá - Departamento de Biologia

Departamento de Biologia, área de Ensino.

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Publicado

2018-01-23

Edição

Seção

Artigos Científicos