CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM ANAIS DE EVENTOS CIENTÍFICOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017.v8i3.752

Palavras-chave:

ensino de ciências, educação ambiental, CTS, revisão de literatura

Resumo

O movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) apresenta a finalidade de discutir as dimensões sociais existentes na relação entre ciência, tecnologia e sociedade e os impactos das tecnologias sobre o ambiente. Portanto, o caminho inicial para minimizar os impactos negativos dessas tecnologias sobre a biosfera é através do processo de conscientização e da promoção de debates e estratégias em âmbito educacional. No entanto, poucos são os artigos publicados que relacionam a tríade CTS e a educação ambiental. Com base nessa lacuna, realizamos um levantamento de caráter bibliográfico qualitativo entre os anos de 2012 e 2015 em anais das duas últimas edições de importantes eventos científicos das áreas de ensino de biologia, física e química, de modo a estabelecer relações entre essas duas temáticas. Nos 30 artigos selecionados, foram identificadas as correntes ambientais implícitas ao longo do texto, em que se detectou em maior frequência a corrente crítica no contexto ambiental, mais próxima da reflexão sobre CTS devido ao estímulo a reflexão e a integração de diversos contextos da sociedade. Porém, observou-se a corrente conservacionista como segunda maior frequência, em contraposição à crítica. O panorama construído indica a relevância de conhecer as diversas estratégias possíveis de integração desses campos, estimulando as possíveis mediações sobre os avanços científicos e tecnológicos na sociedade de modo consciente conservando o meio ambiente.

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Publicado

2018-05-08

Como Citar

Carmona, I. V., & Pereira, M. V. (2018). CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM ANAIS DE EVENTOS CIENTÍFICOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 8(3), 94–114. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017.v8i3.752

Edição

Seção

Artigos de Revisão