ESTUDO DE RECEPÇÃO DE UM VÍDEO SOBRE O FUNCIONAMENTO DO MOTOR ELÉTRICO PRODUZIDO POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

Autores

  • Marcus Vinicius Pereira
  • Luiz Augusto de Coimbra Rezende-Filho
  • Américo de Araújo Pastor Junior

Resumo

Este artigo apresenta uma aproximação entre os aportes teóricos dos estudos de produção e recepção audiovisual e o ensino de Física, ao considerar as especificidades na utilização do vídeo em sala de aula. O vídeo produzido por alunos de ensino médio, como uma atividade do laboratório didático, sobre o funcionamento de um motor elétrico, foi analisado de acordo com o referencial da análise fílmica de Vanoye e Goliot-Lété. O estudo de recepção deste vídeo foi realizado com base no modelo multidimensional de Schroeder, uma ampliação do modelo de codificação/decodificação de Stuart Hall. Tal estudo foi realizado por meio de um grupo de discussão com seis alunos espectadores e o mediador. Os resultados mostraram que, em geral, os alunos privilegiaram em suas leituras os aspectos científicos apresentados no vídeo, dando menos relevância aos aspectos estéticos, tanto em relação à dimensão da compreensão quanto da discriminação. Sobre essa dimensão, um aluno se encontrou em posição de distanciamento e não-imersão. Estudos de recepção como este podem trazer conhecimentos sobre as características e especificidades do ensino-aprendizagem com audiovisuais, uma vez que podem identificar dinâmicas existentes entre a apropriação e a resistência dos alunos ao material utilizado.

Palavras-chave: produção de vídeo; estudo de recepção; laboratório didático de física.

 

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Publicado

2014-10-08

Edição

Seção

Artigos Científicos