A LINGUAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2400

Palavras-chave:

Políticas Públicas Educacionais, Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade, Linguagem, conhecimentos científicos

Resumo

Este texto parte do entendimento de que no ensino de Ciências, atividades interdisciplinares, envolvendo linguagem e conhecimentos científicos, fazem-se importantes para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes nestas duas áreas do conhecimento: Linguagens e Ciências da Natureza. Sendo assim, neste trabalho, o objetivo da pesquisa é analisar como a legislação educacional brasileira pode contribuir para um ensino interdisciplinar nas aulas de Ciências, envolvendo linguagem e conhecimentos científicos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste sentido, ao longo do texto, buscamos responder à seguinte problemática: Como as práticas da linguagem estão presentes no ensino de Ciências, a partir de uma análise nos documentos oficiais da educação brasileira? Isto posto, quanto à metodologia adotada na pesquisa, este estudo apresenta uma abordagem qualitativa e se classifica como pesquisa do tipo bibliográfica e documental; além disso, nas análises realizadas, foram utilizadas as técnicas da Análise Textual Discursiva. Então, os resultados do estudo apontam para o entendimento de que os documentos que compõem a legislação educacional brasileira, relacionados ao currículo e ao livro didático, apresentam fragilidades quando o assunto é a interdisciplinaridade no ensino de Ciências; ao mesmo tempo, este trabalho tem destacado o Caderno do Pnaic de Ciências da Natureza, enquanto material repleto de discussões teóricas e metodológicas sobre a interdisciplinaridade no ensino de Ciências, envolvendo linguagem e conhecimentos científicos, nos anos iniciais.

Biografia do Autor

Tamiris de Almeida Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), sendo integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Ensino de Ciências (GPFPEC). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, subárea de concentração Pedagogia, pela UFAL. Atualmente, é professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca/AL, atuando como docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Luciana Sedano, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Possui experiência na docência da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Possui experiência também na docência em Educação de Jovens e Adultos e em Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental e Médio. Atua em diferentes projetos de formação de professores. Professora de cursos de especialização em ensino de ciências, educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi membro do Conselho Editorial da Editus - Editora da UESC. Pesquisadora Associada à Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA), Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Professores da Educação Básica (PPGE), onde cumpriu a vice coordenação do Colegiado do Programa; e do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM). Pesquisa principalmente nas seguintes áreas temáticas: didática; organização da prática pedagógica, ensino de Ciências, ensino por investigação e formação de professores.

Elton Casado Fireman, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (1995), mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas (1997) e doutorado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de ciências, anos iniciais, educação matemática e alfabetização científica.

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Publicado

2024-06-05

Como Citar

Silva, T. de A., Sedano, L., & Fireman, E. C. (2024). A LINGUAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DO BRASIL. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152400. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2400

Edição

Seção

Artigos Científicos