GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: LEVANTAMENTO DOS ESTUDOS PUBLICADOS EM REVISTAS ESPECIALIZADAS (2008-2018)
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i2.1249Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Alfabetização Científica, Gêneros Textuais.Resumo
O presente artigo surgiu da pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAL) intitulada “Ensino de Ciências por Investigação: contribuições da leitura para a Alfabetização Científica nos anos iniciais”. Para compor os dados, foi realizado um levantamento dos estudos que tratam da utilização de gêneros textuais associados ao ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental no período de 2008 a 2018. Buscamos as informações nas principais revistas científicas do Brasil (Qualis A1 e A2), na área de “Ensino” da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo foi analisar as contribuições do uso de gêneros textuais no Ensino de Ciências, especificamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir dos resultados de pesquisas publicadas nas principais revistas científicas do Brasil. Os dados revelam que os gêneros textuais, quando compreendidos e bem utilizados pelos professores, permitem a inovação nas práticas escolares e melhoram a compreensão pelos alunos do quanto a Ciência está presente em suas vidas, na sociedade e no ambiente em que vivem.
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