GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: LEVANTAMENTO DOS ESTUDOS PUBLICADOS EM REVISTAS ESPECIALIZADAS (2008-2018)

Autores

  • Tamiris de Almeida SILVA Universidade Federal de Alagoas
  • Silvana Paulina de Souza Universidade Federal de Alagoas
  • Elton Casado Fireman Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i2.1249

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Alfabetização Científica, Gêneros Textuais.

Resumo

O presente artigo surgiu da pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAL) intitulada “Ensino de Ciências por Investigação: contribuições da leitura para a Alfabetização Científica nos anos iniciais”. Para compor os dados, foi realizado um levantamento dos estudos que tratam da utilização de gêneros textuais associados ao ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental no período de 2008 a 2018. Buscamos as informações nas principais revistas científicas do Brasil (Qualis A1 e A2), na área de “Ensino” da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo foi analisar as contribuições do uso de gêneros textuais no Ensino de Ciências, especificamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir dos resultados de pesquisas publicadas nas principais revistas científicas do Brasil. Os dados revelam que os gêneros textuais, quando compreendidos e bem utilizados pelos professores, permitem a inovação nas práticas escolares e melhoram a compreensão pelos alunos do quanto a Ciência está presente em suas vidas, na sociedade e no ambiente em que vivem. 

Biografia do Autor

Tamiris de Almeida SILVA, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas, Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e da Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal de Alagoas e professora da rede municipal de Arapiraca-AL.

Silvana Paulina de Souza, Universidade Federal de Alagoas

Professora efetiva da Universidade Federal de Alagoas - Campus Maceió, setor de Planejamento, Currículo e Avaliação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, linha de Pesquisa: Saberes e Práticas Docentes. Possui graduação em Educação Artística pela Universidade de Marília (1991), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), Mestrado (2009) e doutorado (2013) em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 

Elton Casado Fireman, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Física-Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (1995), mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas (1997) e doutorado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal de Alagoas, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação Brasileira e de Ensino de Ciências e Matemática, orientando alunos de mestrado e doutorado. 

Referências

ALMEIDA, Sandra Oliveira de; COSTA, Luana Monteiro da; AGUIAR, José Vicente de Souza. Divulgação científica por meio da revista Ciência Hoje para Criança: uma ferramenta interdisciplinar. Revista Areté, Manaus, v. 8, n. 15, p. 182-195, Número especial, 2015.

ALMEIDA, Sheila Alves de. Cenas de leitura da Ciência Hoje das Crianças: modos de uso e apropriação da revista em sala de aula. Educação em revista, Belo Horizonte, n. 34, 2018.

ALMEIDA, Sheila Alves de; GIORDAN, Marcelo. A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar: a retextualização de artigos de divulgação científica. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 4, p. 999-1014, out./dez. 2014.

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003/1997.

BENITE, Anna M. CANAVARRO; BENITE, Claudio R. Machado; MORAIS JÚNIOR, José Acrísio R. da S. de. Reflexões sobre epistemologia da ciência a partir de uma experiência com a literatura infantil. Acta Scientiae, Canoas, v. 11, n. 2, p. 141-159, 2009.

COSTA, Fernanda de Jesus. et al. O ensino da giardíase através de uma história em quadrinhos: uma intervenção realizada com crianças de uma escola de Belo Horizonte, Minas Gerais. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 9, n. 3, p. 129-139, 2016.

FRAGA, Fernando Bueno Ferreira Fonseca de; ROSA, Russel Teresinha Dutra da. Microbiologia na revista Ciência Hoje das Crianças: análise de textos de divulgação científica. Ciências & Educação, Bauru, v. 21, n. 1, p. 199-218, 2015.

GIRALDELLI, Carla Giulia Corsi Moreira; ALMEIDA, Maria José P. M. de. Leitura coletiva de um texto de literatura infantil no Ensino Fundamental: algumas mediações pensando o ensino das ciências. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 44-62, 2008.

KAWAMOTO, Elisa Mári; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do ensino fundamental. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 1, p. 147-158, 2014.

KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 15ª ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013.

KLEIMAN, Angela. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 1-25, 2007.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio, Angela Paiva; Machado, Anna Rachel; Bezerra, Maria Auxiliadora (Org.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editoral, 2010.

MARTINS, Silvane Aparecida de Freitas. Letramento, identidade e diversidade. Revista Letra Magna, Ano 4, n. 6, 2007.

MATOS, Priscila Nogueira; ALMEIDA, Lucia da Cruz de. Histórias em quadrinhos como recurso interdisciplinar do tema meio ambiente: uma experiência com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 4, n. 3, p. 52-64, 2011.

MOURA, Ana Aparecida Vieira de; MARTINS, Luzineth Rodrigues. A mediação da leitura do projeto à sala de aula. In: Bortoni-Ricardo, Stella Maris (Orgs.) ... [et al.]. Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola Editoral, 2012.

NIGRO, Rogério Gonçalves. Textos e leitura na educação em ciências: contribuições para a alfabetização científica em seu sentindo mais fundamental. 2007. 290p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

PEREIRA, Andrea Garcez; TERRAZAN, Eduardo Adolfo. A multimodalidade em textos de popularização científica: contribuições para o ensino de ciências para crianças. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 2, p. 489-503, 2011.

SEDANO, Luciana. Ciências e leitura: um encontro possível. In: Carvalho, Anna Maria Pessoa de (Org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

SEDANO, Luciana. Compreensão leitora nas aulas de ciências. 216 f. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação de São Paulo. São Paulo-SP, 2010.

SILVA, Tatiana Pereira da; PIASSI, Luís Paulo de Carvalho. Ensino de ciências nas séries iniciais: adaptações a partir da literatura infantil. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 5, n. 2, p. 79-89, 2012.

Downloads

Publicado

2020-08-14

Edição

Seção

Artigos de Revisão