OS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS E A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE BIODIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i2.876Palabras clave:
sequência didática investigativa, alfabetização científica, biodiversidade, gêneros textuaisResumen
O domínio da linguagem científica é uma competência essencial tanto para a prática da ciência quanto para o seu aprendizado. Neste sentido, aprender ciências requer que os estudantes sejam capazes de estabelecer relações entre avaliar conhecimentos e métodos, avaliar hipóteses e trabalhar com dados dentro da grande estrutura que organiza o conhecimento científico escolar. Partimos da ideia de que a apropriação da linguagem científica e a comunicação verbal só são possíveis por meio de algum gênero textual. Entendemos que é pelo uso da linguagem em seus diversos gêneros textuais e das interações discursivas que professores e estudantes constroem as bases para um ensino cuja proposta vise à alfabetização científica. Assim, objetivou-se nesse trabalho identificar os diferentes gêneros textuais presentes em uma sequência didática investigativa (SDI) voltada ao ensino do conceito de biodiversidade e alguns conceitos de ecologia atrelados. A SDI prioriza a resolução de problemas científicos com o objetivo de promover situações argumentativas e explicativas. Dessa forma, ensinar linguagem no ensino de ciências requer a mobilização de diferentes gêneros textuais para dar suporte ao estudante na construção de significados e no processo alfabetização cientifica.
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Derechos de autor 2018 Teresa da Silva Nunes, Rafael Gil de Castro, Marceelo Tadeu Motokane
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