REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA PRÁTICA DA LEITURA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ATENÇÃO PARA ASPECTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2382

Palavras-chave:

Leitura;, Funções Psicológicas Superiores;, Desenvolvimento Humano.

Resumo

No presente artigo, a temática é a prática da leitura na formação de professores de Ciências. Argumentamos, com o aporte Histórico-Cultural, que a leitura conduzida de forma interativa, intermediada pelo professor, pode potencializar o desenvolvimento humano do aluno e qualificar a sua compreensão dos conhecimentos da Ciência. Com o objetivo de compreender o que se mostra acerca da prática da leitura na formação de professores de Ciências, com atenção para aspectos do referencial Histórico-Cultural, realizamos uma revisão bibliográfica na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), os dados obtidos foram analisados com os pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir da análise, chegamos a setenta e cinco unidades de significado (US), das quais emergiram nove categorias iniciais, três intermediárias e uma final que mostrou a leitura como uma prática interativa que potencializa o conhecimento científico e o desenvolvimento humano na formação de professores de Ciências. A prática da leitura se mostrou essencial para a aprendizagem e para o desenvolvimento humano, com destaque para o desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores (FPS), para a interação, a intermediação e a significação da linguagem. Ainda, destacou sobre a importância de desenvolver a prática da leitura no contexto da formação de professores de Ciências, a fim de que eles disseminem tal prática junto ao ensino.

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Publicado

2024-05-06

Como Citar

Fin, J. G., & Wenzel, J. S. (2024). REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA PRÁTICA DA LEITURA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ATENÇÃO PARA ASPECTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152382. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2382

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Artigos de Revisão