DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL PEDAGÓGICO

Autores

  • Mércia Cristine Magalhães Pinheiro Universidade de Brasília - UNB
  • Gerson de Souza Mol Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2194

Palavras-chave:

Textos de divulgação Científica, Recurso Pedagógico, Ensino de Ciências, Anos iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

Pesquisas na área de Divulgação Científica têm contribuído para ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem a partir da utilização de revistas de divulgação científica como estratégia didática no ambiente escolar. Neste trabalho analisamos quatro publicações de divulgação científica em três diferentes periódicos voltados ao público infanto-juvenil. A análise teve como objetivo verificar o potencial pedagógico dos textos de divulgação científica (TDC) para o Ensino de Ciências, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As matérias selecionadas versaram sobre assuntos correlatos, a saber: pandemia, Coronavírus e vacinas. Para tanto, utilizamos como instrumento às propostas de análise de TDC de Ribeiro e Kawamura (2005). Nossos resultados indicam que os TDC apresentam leitura de fácil acesso, linguagem clara, objetiva e impessoal, informações e conceitos científicos e temas variados, podendo integrar o conjunto de recursos pedagógicos para ensinar Ciências em sala de aula. Entretanto, o seu uso requer uma avaliação prévia e cuidadosa, no sentido de não trazer prejuízos para o ensino e a aprendizagem de Ciências, bem como, não representar mais uma atividade didática sem sentido e desconectada do mundo do aluno. Ademais, concluímos que o potencial pedagógico dos textos de divulgação científica como atividade complementar na sala de aula supera as fragilidades observadas e representa a inserção do estudante no campo científico.

Biografia do Autor

Mércia Cristine Magalhães Pinheiro, Universidade de Brasília - UNB

Pedagoga pela Universidade Católica de Brasília (2001), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional Universidade Católica de Brasília (2009); Mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária (2017) pelo Instituto Politécnico de Santarém/PT (reconhecido pela UFMS). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências (PPGEduC) da Universidade de Brasília-UNB. Atualmente atua como professora efetiva da Secretaria de Educação do Distrito Federal e Pedagoga efetiva do Instituto Federal de Brasília, campus Gama. Pesquisa temas relacionados ao Ensino de Ciências e a Educação Inclusiva.

Gerson de Souza Mol, Universidade de Brasília - UnB

Bacharel e Licenciado em Química pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em Química Analítica pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Química pela Universidade de Brasília - UnB, com posdoc na Universidade de Aveiro - Portugal. Professor do Instituto de Química da UnB. Orienta nos programas de pós-graduação em Ensino de Ciência e em Educação em Ciências da UnB, na REAMEC e no PPGECM - UEM. Editor da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química – SBEnQ. Parecerista de revistas científicas. Consultor da Capes, CNPq e agências de fomento. Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Ensino de Química - SBEnQ (jul/2018 - abr/2021). Pesquisa e orienta em Educação Inclusiva com foco no Ensino de Ciências.

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Publicado

2022-10-03

Como Citar

Pinheiro, M. C. M., & Mol, G. de S. (2022). DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL PEDAGÓGICO. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 14, e23142194. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2194

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