DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL PEDAGÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2194Palavras-chave:
Textos de divulgação Científica, Recurso Pedagógico, Ensino de Ciências, Anos iniciais do Ensino FundamentalResumo
Pesquisas na área de Divulgação Científica têm contribuído para ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem a partir da utilização de revistas de divulgação científica como estratégia didática no ambiente escolar. Neste trabalho analisamos quatro publicações de divulgação científica em três diferentes periódicos voltados ao público infanto-juvenil. A análise teve como objetivo verificar o potencial pedagógico dos textos de divulgação científica (TDC) para o Ensino de Ciências, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As matérias selecionadas versaram sobre assuntos correlatos, a saber: pandemia, Coronavírus e vacinas. Para tanto, utilizamos como instrumento às propostas de análise de TDC de Ribeiro e Kawamura (2005). Nossos resultados indicam que os TDC apresentam leitura de fácil acesso, linguagem clara, objetiva e impessoal, informações e conceitos científicos e temas variados, podendo integrar o conjunto de recursos pedagógicos para ensinar Ciências em sala de aula. Entretanto, o seu uso requer uma avaliação prévia e cuidadosa, no sentido de não trazer prejuízos para o ensino e a aprendizagem de Ciências, bem como, não representar mais uma atividade didática sem sentido e desconectada do mundo do aluno. Ademais, concluímos que o potencial pedagógico dos textos de divulgação científica como atividade complementar na sala de aula supera as fragilidades observadas e representa a inserção do estudante no campo científico.
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