POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i4.2098Palavras-chave:
Tendências educacionais, Pós-graduação, Educação Básica, Ensino SuperiorResumo
Políticas Educacionais são caracterizadas por ações desenvolvidas pelo Estado para garantir e colocar em prática o acesso à educação para todos os cidadãos, bem como oferecer um ensino de qualidade. Neste trabalho, buscamos compreender como a temática Políticas Educacionais, na sua interface com o Ensino de Ciências, tem sido tratada por pesquisadores, a partir de um mapeamento dos trabalhos publicados nos Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa descritiva documental. Os resultados mostraram que a temática ‘Políticas Educacionais’, nos últimos 10 anos, não possui muita representatividade nos anais das edições do ENPEC. Entre os 24 artigos analisados, constatamos que predominam as pesquisas desenvolvidas no eixo Sul-Sudeste, representando 92% dessas produções. Em relação ao direcionamento das pesquisas, 42% delas abordam aspectos relacionados à pós-graduação, 29% à Educação Básica, 17% o Ensino Superior e 12% abordaram políticas em Ciências. A tendência das pesquisas educacionais relacionadas à Educação Básica foi direcionada, principalmente, para a nova Base Nacional Curricular Comum e seus impactos na educação brasileira. Em relação às políticas educacionais em Ciências, um denominador comum foi a inconsistência do Ensino Básico científico no Brasil, influenciado pela globalização socioeconômica e as ideias neoliberais. No Ensino Superior, a base foi a melhoria de ensino nos cursos de Licenciatura, para uma educação de qualidade, visando a formação de professores capazes de proporcionar uma alfabetização cientifica consistente a seus alunos. Quanto à pós-graduação, o principal foco foi a vinculação da qualidade da formação de profissionais de alto nível a projetos e programas de apoio que visam prover recursos financeiros para estimular a realização de pesquisa. Portanto, consideramos que este trabalho nos permitiu delinear um recorte do panorama recente da produção acadêmica sobre Política Educacional relacionadas à área de Educação em Ciências.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, 20 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 20 nov. 2021.
BRASIL. MEC/INEP. Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação e do Desporto/Ministério Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Razões e princípios do Plano de Desenvolvimento da Educação. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/livro/livro.pdf. Acesso em: 20 nov. 2021.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, 17 FEV. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 20 nov. 2021.
BRIZUEÑA, T. M. D. G; GOBARA, S. T. Lei do Piso: o olhar dos pesquisadores. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII., 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
CABRAL, L. F. E.; FILHO, L. A. C. R.; SANTOS, G. A. L. C. Práticas e discursos neoliberais na inserção do audiovisual no ensino de ciências em canais de ciências no Youtube. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII., 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
CALABRÓ, L. et al. Horta escolar como instrumento do processo ensino/aprendizagem em escolas públicas: uma avaliação de Dissertações e Teses. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII., 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
CARNIO, M. P.; NEVES, M. C. D. O Novo Ensino Médio como ideologia: análise crítica das propagandas do governo federal brasileiro. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII., 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
CARVALHO, R. B.; LIMA, L. G. A.; CALABRÓ, L. Um estudo do prêmio CAPES de tese: análise do perfil dos premiados, orientadores e programas de Pós-graduação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII., 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
CRESWELL, J.W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2ª edição. Artmed: Porto Alegre, 2007.
DAMKE, A. S.; NEVES, M. C. D. Políticas educacionais, direitos humanos e violências: a invisibilidade na formação de professores de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII., 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
FERREIRA, S. M. M; CALABRÓ, L. Importância do programa de Pós-graduação em Biotecnologia - RENORBIO para o desenvolvimento socioeconômico do Estado de Pernambuco. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII., 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
FREITAS, M. F. Q.; SOUZA, J. Pensar a formação e a pesquisa na pós-graduação stricto sensu. Educar em Revista, v. 71, p. 09-18, 2018.
FREIRE, P. K.; CALABRÓ, L.; SOUZA, D. O. G. A influência do programa PROEX/CAPES na produção científica dos programas de pós-graduação na área de Astronomia/Física. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII., 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GOMES, D. J. L. et al. Políticas educacionais para o ensino médio: implicações e perspectivas para com a garantia desse direito à educação. Revista online de Política e Gestão Educacional, v. 24, n. 2, p. 614-630, 2020.
GUALBERTO, L.; RODRIGUES, A. M. Impacto da autonomia curricular no desempenho em Ciências na prova PISA na América Latina. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII., 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
LENUZZA, C. C. M. et al; Avaliação do desempenho do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) na relação ingressante/ formados: uma comparação com a modalidade presencial. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII., 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
LIMA, K. O Banco Mundial e a educação superior brasileira na primeira década do novo século. Revista Katálysis, v. 14, p. 86-94, 2011.
LIMA, L. G. A.; CARVALHO, R. B.; TEIXEIRA, M. R. F. Internacionalização da Ciência: 30 anos de Pós-doutorado no exterior pela CAPES. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII., 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
LIPORINI, T. Q. A disciplina escolar Biologia na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio: expressões da Pós-Modernidade e do Neoliberalismo. Tese (Doutorado em Educação) 2020.
LOPES, A. S. BROIETTI, F. C. D. ARRUDA, S. M. Um estudo acerca da permanência em um curso de Licenciatura em Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII., 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
MACEDO, J. C. P.; LOPES, N. C. Os impactos das propostas e novas políticas educacionais no ensino de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII., 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
MACHADO, L; NICOLI, J. S; SELLES, S. E. Diferença na Base Nacional Comum Curricular: entre espaços públicos e interesses privados. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII., 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
MASSI, L. Investigando a formação e atuação de orientadores de pesquisas em Educação em Ciências através de suas disposições. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII., 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
MEDEIROS, M. G. S.; SILVA, M. G. L. Análise das habilidades cognitivas exigidas nas questões do ENADE para formação de professores de Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII., 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
NASCIMENTO, M. M.; CAVALCANTI, C. OSTERMANN, F. A expansão da educação profissional nas metas do Plano Nacional da Educação (2014-2024): um estudo reforçando essa necessidade. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII., 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
PESSINI, M. I.; MATA, L. F. S.; CALABRÓ, L. Mapeamento dos grupos de pesquisa do IFRS para o desenvolvimento de novos pesquisadores. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII., 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
ROCHA, C. T.; CALABRÓ, L.; SOUZA, D. O. G. Horta escolar como instrumento do processo ensino/aprendizagem em escolas públicas: uma avaliação de Dissertações e Teses. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII., 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
SANTOS, A. L. F.; AZEVEDO, J. M. L. A pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico. Revista Brasileira de Educação, v. 14, p. 534-550, 2009.
SAVIANI, D. PDE plano de desenvolvimento da educação: análise crítica da política do MEC. São Paulo: Autores Associados, 2009.
SAVIANI, D. Política educacional brasileira: limites e perspectivas. Revista de Educação PUC-Campinas, n. 24, p. 7-16, 2008.
SAVIANI, D. A política educacional no Brasil. In: STEPHANOU, M. e CAMARA, M. H. B. (orgs.) História e memórias da educação no Brasil. Vol III – Século XX, Editora Vozes. Petrópolis, RJ, 2005. p. 29-38.
SIEMSEN, G. H.; LORENZETTI, L. A Astronomia ao longo das três versões da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII., 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
SILVA, C. L. C.; CASAGRANDE, O.; OLIVEIRA, A. C.; SELLES, S. E. Reforma do ensino médio: redes de sociabilidade e produção de nova identidade docente. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII., 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
SILVA, V. S. Base Nacional Comum Curricular uma análise crítica. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2018.
SOUZA, P. R.; PIOTTO, H. B.; CALABRÓ, L. Perfil de mestres e doutores da CAPES e a relação de suas pesquisas com as políticas públicas de fomento dessa instituição. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII., 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
SUART JÚNIOR, J. B.; ZULIANI, S. R. Q. A. Extensão universitária e ensino de ciências: gênese e problemática em tempos de curricularização. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII., 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
VICENTE, V. R. R. Políticas Educacionais para o Ensino Médio: as implicações da Lei n° 13.415/2017. Dissertação. (Mestrado em Educação) Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Estadual de Maringá. Maringá, p. 243, 2019.
VIGGIANI, E; CALABRÓ, L. Programas de Pós-graduação da área Ensino: desigualdades regionais na multidisciplinaridade do corpo docente. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII., 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
ZABIELA, F. P; ZUCOLOTTO, A. M. Mapeamento do perfil do professor de redes públicas do Estado do Rio Grande do Sul da área das Ciências da Natureza frente à adequação de formação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, XII., 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Carolina Conceição Prado, Mércia Cristine Magalhães Pinheiro, Gerson de Souza Mol

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).