UTILIZAÇÃO DE ROTEIROS DE AULAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores/as

  • Meurilúcia Santos Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Araguatins
  • Juliana Barros Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Araguatins
  • Janaína Costa e Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Araguatins

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2251

Palabras clave:

Ensino remoto, Atividades práticas, Ciências.

Resumen

O objetivo desse trabalho foi analisar a aplicabilidade de atividades práticas experimentais de Biologia durante o ensino remoto, estabelecido em meio à pandemia da COVID-19. Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo com turmas de 3ª série em duas escolas públicas de Ensino Médio no município de Araguatins-TO, sendo uma turma em cada escola. Foram realizadas atividades práticas experimentais por meio de roteiros, sendo três aplicadas em uma das escolas e duas aplicadas na outra, de maneira síncrona e assíncrona. A organização dos roteiros se fundamentou nos objetos de conhecimento ministrados nas aulas, sendo que os experimentos foram selecionados, testados e adaptados para o ensino remoto. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário no Google Forms©, aplicado aos alunos. Os dados foram tabulados no próprio programa, depois analisados e interpretados. A maioria dos alunos considerou importante a utilização de atividades práticas no período de pandemia; 92% dos alunos A e 86,7 % dos alunos B começaram a se interessar mais pela disciplina de Biologia. Após a realização das atividades, 75% dos alunos A e 86,7% dos alunos B acreditam ter aprendido mais com as atividades práticas do que assistindo às aulas teóricas, e destacaram que a prática é mais interessante para sua aprendizagem, pois exige mais deles. Ficou evidente que as atividades práticas experimentais fazem a diferença dentro e fora da sala de aula. Os dados obtidos demonstraram que a aplicação das atividades práticas pode ser feita de forma simples, adaptada à realidade dos alunos, utilizando materiais alternativos e aos quais todos podem ter acesso.

Biografía del autor/a

Meurilúcia Santos Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Araguatins

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Araguatins.

Juliana Barros Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Araguatins

Graduação em Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Estadual do Maranhão, e Mestrado em Ecologia, Ambiente e Território pela Universidade do Porto. 

Janaína Costa e Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Araguatins

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí, Mestrado em Agroenergia pela Universidade Federal do Tocantins- Campus Palmas, e Doutorado em andamento em Educação em Ciências e Matemática.

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Publicado

2023-08-30

Cómo citar

Rodrigues, M. S., Carvalho, J. B., & e Silva, J. C. (2023). UTILIZAÇÃO DE ROTEIROS DE AULAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 14, e23142251. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2251

Número

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