ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTREITANDO RELAÇÕES ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE

Autores

  • Everton Koloche Mendes Barbosa Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Andrea Rocha Ferreira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maria Vitória de Oliveira Rodrigues Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Jaqueline Jora De Vargas Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Franciele Jaqueline De Almeida Secretaria Municipal de Educação de Campo Mourão / Rede municipal de ensino.
  • Cesar Vanderlei Deimling Universidade Tecnológica Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0002-1554-0099
  • Natalia Neves Macedo Deimling Universidade Tecnológica Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0001-8394-3132

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i1.1914

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Ensino Fundamental, Extensão Universitária, Relação Escola-Universidade.

Resumo

Objetivamos com este artigo socializar as ações desenvolvidas no âmbito de um projeto de extensão universitária para a disciplina de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como os impactos dessas ações no trabalho docente e na aprendizagem discente. As atividades aqui relatadas foram realizadas entre os anos de 2018 e 2021, resultantes da parceria entre uma universidade pública federal e a Secretaria Municipal de Educação de um município de porte médio no interior do Estado do Paraná, e contemplam desde intervenções realizadas em sala de aula juntamente com os professores até a elaboração e produção de recursos didáticos para o ensino de Ciências na modalidade de ensino remoto. Para o desenvolvimento dessas ações adotamos como método o modelo construtivo-colaborativo de investigação-intervenção, tendo como principal referencial teórico-metodológico a Pedagogia Histórico-Crítica. A partir dos resultados destas ações, observamos que elas têm apresentado impactos positivos na aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental, melhorando seu desempenho e seu interesse na disciplina de Ciências. Da mesma forma, foram identificadas contribuições no desenvolvimento do trabalho docente no que se refere à elaboração das atividades para a disciplina de Ciências, amenizando as dificuldades do ensino remoto e proporcionando um ensino mais crítico e problematizador. Outrossim, as ações socializadas neste artigo contribuíram para o estreitamento das relações entre escolas e universidade e para a superação da visão hierárquica entre essas duas instituições, favorecendo não apenas a formação continuada de professores da rede pública de ensino básico, mas, também, a aprendizagem de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental em Ciências e o enriquecimento e aprofundamento didático-pedagógico na formação docente dos estudantes universitários que participam do projeto, proporcionando-lhes um contato mais próximo com a realidade profissional docente em escolas públicas.

Biografia do Autor

Everton Koloche Mendes Barbosa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Acadêmico do curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão (UTFPR-CM). Membro do Grupo de Estudos Formação Docente e Práticas Pedagógicas da UTFPR-CM.

Andrea Rocha Ferreira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Acadêmica do curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão (UTFPR-CM). Membro do Grupo de Estudos Formação Docente e Práticas Pedagógicas da UTFPR-CM.

Maria Vitória de Oliveira Rodrigues, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Acadêmica do curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão (UTFPR-CM). Membro do Grupo de Estudos Formação Docente e Práticas Pedagógicas da UTFPR-CM.

Jaqueline Jora De Vargas, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciada em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão (UTFPR-CM).

Franciele Jaqueline De Almeida, Secretaria Municipal de Educação de Campo Mourão / Rede municipal de ensino.

Pedagoga formada pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), pós-graduada em PROEJA - Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos - pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Campo Mourão (UTFPR-CM) e professora da rede municipal de ensino de Campo Mourão, atuando nos anos iniciais do ensino fundamental.

Cesar Vanderlei Deimling, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Física pela Universidade Federal de São Carlos. Professor Associado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão, e docente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.

Natalia Neves Macedo Deimling, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão. Líder do Grupo de Estudos Formação Docente e Práticas Pedagógicas da UTFPR-CM.

Referências

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Ministério da Educação e Cultura. Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833.

BRASIL. Congresso Nacional. Decreto Legislativo n° 6, de 2020. Reconhece, para os fins do art. 65 da Lei Complementar n° 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública, nos termos da solicitação do Presidente da República encaminhada por meio da Mensagem n° 93, de 18 de março de 2020. Brasília: Senado Federal, 2020a.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP N° 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento de carga horária mínima anual, em razão da pandemia da COVID-19. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2020b.

Cunha, L. F. F. da.; SILVA, A. de S.; SILVA, A. P. da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.I.], v.7, n.3, p.27-37, ago. 2020.

FUMAGALLI, L. O ensino das Ciências Naturais no nível fundamental da educação formal: argumentos a seu favor. In: WEISSMANN, H (org.) Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 1998.

GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. 190 p. (Coleção educação contemporânea).

LAVOURA, T. N.; RAMOS, M. N. A dialética como fundamento didático da Pedagogia Histórico-Crítica em contraposição ao pragmatismo das pedagogias hegemônicas. In: MALANCHEN, J.; MATOS, N. da S. D. de.; ORSO, P. J. A Pedagogia Histórico-Crítica, as Políticas Educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. 1. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2020. p. 47-62.

MARQUES, H. J.; DUARTE, N. A Pedagogia Histórico-Crítica em defesa de uma educação revolucionária. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp. 3, p. 2204-2222, nov. 2020.

MENDES, C. B.; BIANCON, M. L.; FAZAN, P. B. Interlocuções entre a Pedagogia Histórico-Crítica e a Psicologia Histórico-Cultural para o ensino de Ciências. Ciências & Educação, Bauru, v. 25, n. 3, p. 825-831, 2019.

MIZUKAMI, M. G. N. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

SANTOS, C. S. dos. Ensino de Ciências: Abordagem histórico-Crítica. Campinas, SP: Armazém do Ipê (Autores Associados), 2012.

SANTOS, F. S. S. dos. Professores dos anos iniciais do ensino fundamental, pedagogia histórico-crítica e ensino de ciências: investigando articulações. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual de São Paulo, Campus Bauru, 2015.

SANTOS, R. B.; SGARBI, A. D. O ensino de Ciências e a alfabetização: o despertar de um ensino integral. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2011.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. 42. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

SAVIANI, D. A Pedagogia Histórico-Crítica, as lutas de classe e a educação escolar. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 25-46, dez. 2013.

SAVIANI, D. A Pedagogia Histórico-Crítica. Revista Binacional Brasil Argentina, Vitória da Conquista, v. 3, n. 2, p. 11-36, 2014.

VIECHENESKI, J. P.; CARLETTO, M. Por que e para quê ensinar ciências para crianças. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, n.2, mai-ago 2013.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

ZANCUL, M. C. S. Ciências no Ensino Fundamental. In: DEMONTE, A. INFORSATO, E. C. GATTÁS, E. A L. e ROMANATTO, M. C. (orgs.). Pedagogia Cidadã – Cadernos de formação: Ciências e Saúde. São Paulo: Páginas & Letras Editora e Gráfica, UNESP. Pró-Reitoria de Graduação, 2007.

ZUQUIERI, R de C. B. Ensino de Ciências na educação infantil: análise de práticas docentes na abordagem metodológica da Pedagogia Histórico-Crítica. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Bauru-SP, 2007.

Downloads

Publicado

2022-04-15

Edição

Seção

Relato de Experiência