ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTREITANDO RELAÇÕES ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE

Autores

  • Everton Koloche Mendes Barbosa Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Andrea Rocha Ferreira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maria Vitória de Oliveira Rodrigues Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Jaqueline Jora De Vargas Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Franciele Jaqueline De Almeida Secretaria Municipal de Educação de Campo Mourão / Rede municipal de ensino.
  • Cesar Vanderlei Deimling Universidade Tecnológica Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0002-1554-0099
  • Natalia Neves Macedo Deimling Universidade Tecnológica Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0001-8394-3132

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i1.1914

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Ensino Fundamental, Extensão Universitária, Relação Escola-Universidade.

Resumo

Objetivamos com este artigo socializar as ações desenvolvidas no âmbito de um projeto de extensão universitária para a disciplina de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como os impactos dessas ações no trabalho docente e na aprendizagem discente. As atividades aqui relatadas foram realizadas entre os anos de 2018 e 2021, resultantes da parceria entre uma universidade pública federal e a Secretaria Municipal de Educação de um município de porte médio no interior do Estado do Paraná, e contemplam desde intervenções realizadas em sala de aula juntamente com os professores até a elaboração e produção de recursos didáticos para o ensino de Ciências na modalidade de ensino remoto. Para o desenvolvimento dessas ações adotamos como método o modelo construtivo-colaborativo de investigação-intervenção, tendo como principal referencial teórico-metodológico a Pedagogia Histórico-Crítica. A partir dos resultados destas ações, observamos que elas têm apresentado impactos positivos na aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental, melhorando seu desempenho e seu interesse na disciplina de Ciências. Da mesma forma, foram identificadas contribuições no desenvolvimento do trabalho docente no que se refere à elaboração das atividades para a disciplina de Ciências, amenizando as dificuldades do ensino remoto e proporcionando um ensino mais crítico e problematizador. Outrossim, as ações socializadas neste artigo contribuíram para o estreitamento das relações entre escolas e universidade e para a superação da visão hierárquica entre essas duas instituições, favorecendo não apenas a formação continuada de professores da rede pública de ensino básico, mas, também, a aprendizagem de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental em Ciências e o enriquecimento e aprofundamento didático-pedagógico na formação docente dos estudantes universitários que participam do projeto, proporcionando-lhes um contato mais próximo com a realidade profissional docente em escolas públicas.

Biografia do Autor

Everton Koloche Mendes Barbosa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Acadêmico do curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão (UTFPR-CM). Membro do Grupo de Estudos Formação Docente e Práticas Pedagógicas da UTFPR-CM.

Andrea Rocha Ferreira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Acadêmica do curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão (UTFPR-CM). Membro do Grupo de Estudos Formação Docente e Práticas Pedagógicas da UTFPR-CM.

Maria Vitória de Oliveira Rodrigues, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Acadêmica do curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão (UTFPR-CM). Membro do Grupo de Estudos Formação Docente e Práticas Pedagógicas da UTFPR-CM.

Jaqueline Jora De Vargas, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciada em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão (UTFPR-CM).

Franciele Jaqueline De Almeida, Secretaria Municipal de Educação de Campo Mourão / Rede municipal de ensino.

Pedagoga formada pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), pós-graduada em PROEJA - Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos - pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Campo Mourão (UTFPR-CM) e professora da rede municipal de ensino de Campo Mourão, atuando nos anos iniciais do ensino fundamental.

Cesar Vanderlei Deimling, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Física pela Universidade Federal de São Carlos. Professor Associado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão, e docente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.

Natalia Neves Macedo Deimling, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão. Líder do Grupo de Estudos Formação Docente e Práticas Pedagógicas da UTFPR-CM.

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Publicado

2022-04-15

Como Citar

Barbosa, E. K. M., Ferreira, A. R., Rodrigues, M. V. de O., De Vargas, J. J., De Almeida, F. J., Deimling, C. V., & Deimling, N. N. M. (2022). ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTREITANDO RELAÇÕES ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 13(1), 228–247. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i1.1914

Edição

Seção

Relato de Experiência