USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE ASTRONOMIA: ANÁLISE DAS TENDÊNCIAS APRESENTADAS NOS ANAIS DOS PRINCIPAIS CONGRESSOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO BRASIL

Autores/as

  • Arilson Paganotti Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG Campus Congonhas
  • Marcos Rincon Voelzke Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2090

Palabras clave:

Astronomia, Tecnologias da Informação e Comunicação, Mapeamento.

Resumen

Considerada a base de toda a Ciência Moderna, a Astronomia, pelo seu caráter instigante da curiosidade humana, é uma das áreas que tem atraído as pessoas para o estudo das Ciências em geral. Diante dessa realidade, foi proposto neste trabalho, a realização de um mapeamento de artigos com temas relacionados à Astronomia e tecnologias digitais, provenientes dos anais de três congressos da área de Ensino de Ciência/Física do Brasil, sendo o Simpósio Nacional de Ensino de Física, o Encontro de Pesquisa em Ensino de Física e o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Foram analisados os trabalhos desenvolvidos no período entre 2009 e 2019, contemplando um total de 17 edições desses três congressos. Além da observação das tendências das produções na área de Ensino de Astronomia e tecnologias digitais, foram examinados também outros itens como a influência do Ano Internacional da Astronomia, comemorado em 2009, e a popularização dos smartphones, com relação ao aumento das publicações na área de Ensino de Astronomia/Ciência/Física.

Biografía del autor/a

Arilson Paganotti, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG Campus Congonhas

Departamento de Física  - Ensino de Física

Marcos Rincon Voelzke, Universidade Cruzeiro do Sul

Departamento de Física - Física

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Publicado

2023-08-21

Cómo citar

Paganotti, A., & Voelzke, M. R. (2023). USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE ASTRONOMIA: ANÁLISE DAS TENDÊNCIAS APRESENTADAS NOS ANAIS DOS PRINCIPAIS CONGRESSOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO BRASIL. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 14, e23142090. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2090

Número

Sección

Artigos Científicos