UM OLHAR HERMENÊUTICO DIALÉTICO DOS EGRESSOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ACERCA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.1996

Palabras clave:

Formação de professores, Sequência Didática Interativa, Educação Ambiental.

Resumen

Ao considerar os diversos elementos que constituem a formação de professores, neste estudo priorizamos a pesquisa com a formação inicial de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma instituição pública federal, a partir do questionamento: Como os egressos em Ciências Biológicas compreendem a Educação Ambiental? Nosso objetivo foi compreender as concepções iniciais dos atores sociais sobre Educação Ambiental. Utilizamos a Sequência Didática Interativa como coleta de dados que tem como aportes teóricos a Complexidade, Dialética, Dialogicidade, Hermenêutica e o Pensamento Sistêmico. Os resultados apontam que as concepções acerca da Educação Ambiental mostram que os atores sociais destacam o conceito de Educação Ambiental igual ao conceito de meio ambiente, comentam sobre a relevância da sensibilização para sua preservação e conservação da natureza, em resumo uma visão naturalista e conservacionista da dimensão. Em relação à contextualização da Educação Ambiental os atores sociais perceberam a relevância da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e souberam dar exemplos da realidade em que vivem.

Biografía del autor/a

Crislaine Maria da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestranda em Ensino das Ciências e Matemática no PPGEC - UFRPE, fui representante discente dos mestrandos em Ensino das Ciências e Matemática no Colegiado de Coordenação Didática do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (CCD-PPGEC), participa do Grupo de Hermenêutica Interdisciplinar e Formação de Professores (GHIFOP) e do projeto de pesquisa do CNPq, intitulado Sequência Didática Interativa como proposta didático-metodológica para ações inovadoras no ensino de Ciências e formação continuada de professores da educação básica. Uma das criadoras da Sequência Didática Interativa virtual (SDI virtu@l). Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atuou no laboratório do Grupo de Estudos de Morcegos do Nordeste (GEMNE) do CAV-UFPE. Participou no Projeto de extensão CAVinho, no projeto de extensão Os morcegos vão à escola: aprendendo mais sobre morcegos e outros bichos e no PIBID subprojeto Ciências. 

Maria Marly de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1975), graduação em Curso de Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (1971), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1987) e doutorado em Doctorat en éducation - Université de Sherbrooke (1999). Atualmente é professor permanente- PPGEC da Rede Nordeste de Ensino, professor colaborador da Universidade Federal Rural de Pernambuco e profa. mestrado-doutorado ensino das ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, formação de professores, círculo hermenêuutico-dialético, metodologia interativa e ensino de ciências.

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Publicado

2023-08-21

Cómo citar

Silva, C. M. da, & Oliveira, M. M. de. (2023). UM OLHAR HERMENÊUTICO DIALÉTICO DOS EGRESSOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ACERCA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 14, e23141996. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.1996

Número

Sección

Artigos Científicos