PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE FÍSICA SOBRE TRÊS ESTUDOS DE CASO: UMA ANÁLISE ORIENTADA PELO MODELO DE TOMADA DE DECISÃO DE KORTLAND

Autores/as

  • Edmundo Rodrigues Junior Instituto Federal do Espírito Santo - IFES
  • Cassiana Barreto Hygino Machado Instituto Federal Fluminense - IFF

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.1964

Palabras clave:

Ensino de ciências, Formação continuada, Aspectos ambientais

Resumen

Os conceitos relacionados ao ensino de ciências muitas vezes são transmitidos de forma descontextualizada da realidade discente, levando-o a memorizar os conteúdos. Buscando melhorar esse cenário aplicamos a estudantes em formação continuada três estudos de caso com potencial sociocientífico. Os casos envolviam um planejamento de uma aula de física, a interferência entre os sinais de televisão e celular e o desenvolvimento de máquina térmica. A análise das percepções dos estudantes em relação aos casos foi orientada pelo modelo de tomada de decisão proposto por Kortland (1996). O modelo mostrou-se eficaz, pois permitiu que os estudantes destacassem aspectos ambientais e sociais tais como: preocupações com problema da emissão de gás carbônico pelas máquinas térmicas; possíveis efeitos biológicos das radiações emitidas pela radiação microonda advinda do celular; substituição do trabalho humano pelas máquinas e a necessidade de um envolvimento da família num planejamento de uma aula de física. Espera-se que este trabalho possa oferecer subsídios aos estudantes de pós-graduação para a criação e aplicação de seus próprios casos em sua prática em sala de aula.

Citas

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Publicado

2023-09-20

Cómo citar

Junior, E. R., & Hygino Machado, C. B. (2023). PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE FÍSICA SOBRE TRÊS ESTUDOS DE CASO: UMA ANÁLISE ORIENTADA PELO MODELO DE TOMADA DE DECISÃO DE KORTLAND. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 14, e23141964. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.1964

Número

Sección

Relato de Experiência

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