A PROIBIÇÃO DAS SACOLAS PLÁSTICAS: UMA PROBLEMÁTICA DESENVOLVIDA EM UM JÚRI SIMULADO NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Wélica Patrícia Souza de Freitas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Sinara München Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i1.1276

Palavras-chave:

CTS, ensino de química, júri simulado.

Resumo

O presente artigo baseia-se no recorte de uma pesquisa que buscou investigar as possibilidades e limitações da abordagem do tema plásticos para o ensino do conteúdo de polímeros sob o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). As atividades foram realizadas com alunos de uma escola pública na cidade de Dourados – MS. As intervenções didáticas estiveram pautadas nos Três Momentos Pedagógicos, sendo que neste trabalho são apresentados os resultados de um júri simulado aplicado no Terceiro Momento pedagógico. A atividade argumentativa possibilitou a identificação, nas falas dos estudantes, de aspectos relacionados ao problema, como a influência da mídia, consumismo exacerbado, os impactos ambientais e conscientização. Além de relacionar o júri com questões cotidianas dos educandos, foi possível evidenciar questões relacionadas à perspectiva CTS como a tomada de decisão, além de propiciar o desenvolvimento da capacidade de argumentação dos estudantes associada ao conhecimento químico e a uma situação atual vivenciada pela sociedade.

Biografia do Autor

Wélica Patrícia Souza de Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciada e Bacharel em Química, pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestre em Ensino de Ciências, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutoranda em Ensino de Ciências pela UFMS. Participou de 2012 a 2016 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atuando em escolas estaduais com o objetivo de contextualizar o ensino de Química, articular a formação inicial de professores de Química ao contexto da escola pública, promovendo reflexões para uma prática educacional inovadora. Sua linha de interesse envolve as interações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), a teoria crítica de Henry Giroux e a investigação do processo formativo do professor, tanto inicial quanto continuada e em nível superior.

Referências

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Características da investigação qualitativa. In: Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Coleção ciências da Educação. Portugal: Porto Editora, 1994. p. 47-51.

CANTO. E. L. Plástico bem supérfluo ou mal necessário? São Paulo: Moderna, 2005. 96 p.

DELIZOICOV, D. Concepção problematizadora do ensino de ciências na educação formal: relato e análise de uma prática educacional na Guiné Bissau. 1982. 227 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1982.

DELIZOICOV, D. Ensino de física e a concepção freireana de educação. Revista de Ensino de Física, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 85-98, 1983. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol05a19.pdf. Acessado em: 10 de Ago. 2019.

DELIZOICOV. D; ANGOTTI. J. A. Metodologia do ensino de ciências. 1. ed. São Paulo: Cortez, 1991.

O verde otário! ... Saiba se você é um! Disponível em: https://www.Youtube.com/watch?v=uwy am4y_84E. Acessado em 30 de Jun. 2019.

REAL, L. M. C.; MENEZES, C. S. Júri simulado: possibilidade de construção a partir de interações em grupo. In: NEVADO, R. A.; CARVALHO, M. J. S.; MENEZES, C. S. Aprendizagem em rede na educação a distância: estudos e recursos para a formação de professores. Porto Alegre: Ricardo Lenz, 2007. p. 93-102.

SANTOS, W. L. P.; AULER. D. CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. ln: AULER. D. Novos caminhos para a educação CTS: ampliando a participação. 1. ed. Brasília: UNB, 2011. Cap. 3. p. 73-97.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER E. F. Tomada de decisões para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência & Educação, v.7. n.1. p. 95-111. 2001.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER E. F. Uma análise dos pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. Revista Ensaio, v.2 n. 2. p. 1-23. Dez. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/ scielo.php? script =sci_ arttext &pid =S1983-21172000000200110. Acessado em: 10 de Ago. 2019.

SANTOS, A. S. F. e et al. Sacolas plásticas: destinações sustentáveis e alternativas de substituição. Polímeros, v. 22, n. 3, p.228-237, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14282012000300005. Acessado em: 10 de Ago. 2019.

VÁZQUES-ALONSO, A. et al. Consensos sobre a natureza da ciência: A Ciência e a Tecnologia na Sociedade. Química Nova na Escola, n. 27, p. 34-50, 2008. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc27/07-ibero-6.pdf. Acessado em: 10 de Ago. 2019.

VIEIRA, R.D.; MELO, V.F.; BERNARDO, J.R.R. O júri simulado como recurso didático para promover argumentações na formação de professores de física: O problema do “gato”. Revista Ensaio, v.16. n.3. p. 203-225. Dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/ index.php/ensaio/article/view/10133. Acessado em: 10 de Ago. 2019.

Downloads

Publicado

2020-04-28

Edição

Seção

Artigos Científicos