A PROIBIÇÃO DAS SACOLAS PLÁSTICAS: UMA PROBLEMÁTICA DESENVOLVIDA EM UM JÚRI SIMULADO NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i1.1276Palavras-chave:
CTS, ensino de química, júri simulado.Resumo
O presente artigo baseia-se no recorte de uma pesquisa que buscou investigar as possibilidades e limitações da abordagem do tema plásticos para o ensino do conteúdo de polímeros sob o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). As atividades foram realizadas com alunos de uma escola pública na cidade de Dourados – MS. As intervenções didáticas estiveram pautadas nos Três Momentos Pedagógicos, sendo que neste trabalho são apresentados os resultados de um júri simulado aplicado no Terceiro Momento pedagógico. A atividade argumentativa possibilitou a identificação, nas falas dos estudantes, de aspectos relacionados ao problema, como a influência da mídia, consumismo exacerbado, os impactos ambientais e conscientização. Além de relacionar o júri com questões cotidianas dos educandos, foi possível evidenciar questões relacionadas à perspectiva CTS como a tomada de decisão, além de propiciar o desenvolvimento da capacidade de argumentação dos estudantes associada ao conhecimento químico e a uma situação atual vivenciada pela sociedade.
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