DIGESTÃO: O QUE COMEMOS E O QUE BEBEMOS? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Angela Carine Moura Figueira UFSM
  • João Batista Teixeira Rocha

Resumen

Neste trabalho, relatamos as atividades realizadas durante o minicurso intitulado “Digestão: o que comemos e o que bebemos?”, oferecido a estudantes de sétimo e oitavo anos do Ensino Fundamental de uma escola pública de Santa Maria, RS. Buscamos, através de atividades baseadas em resolução de problemas, oferecer a esses estudantes uma metodologia diferente da tradicional, a qual se baseia na transmissão de conceitos, que deverão ser memorizados pelos estudantes e devolvidos nas avaliações, não permitindo que os sujeitos pensem (o que leva a um fazer sem significado). Ainda que apresentem bons resultados em avaliações tradicionais, é muito comum que os alunos não relacionem as teorias aprendidas na escola com situações simples do cotidiano, isso devido ao fato de o ensino tradicional não fomentar uma atitude ativa, na qual o sujeito constrói seu conhecimento. Sendo assim, no intuito de estimular essa postura ativa, é que propiciamos um momento em que os mesmos pudessem fazer uso de seus conhecimentos na tentativa de resolver alguns problemas simples, como os relacionados à digestão e aos alimentos que ingerimos. As atividades experimentais eram realizadas pelos alunos a partir de seu próprio planejamento. Coube aos monitores a função de fornecer os materiais necessários para os experimentos e acompanhá-los durante o processo, questionando-os sobre suas ações. Percebeu-se, no início das atividades, uma grande dificuldade dos alunos em exporem seus conhecimentos e fazer uso deles para proporem estratégias ou soluções para as problematizações propostas. Tal dificuldade foi diminuindo no decorrer do curso, mostrando que atividades que colocam o aluno como atuante de seu aprendizado mostram-se uma ferramenta bastante eficaz no processo ensino aprendizagem.

Palavras Chave: Ensino de Ciências, atividades experimentais.

Biografía del autor/a

Angela Carine Moura Figueira, UFSM

Graduada em Química Licenciatura pela UFSM (2009), Mestre em Educação em Ciências pela UFSM (2010).Doutoranda do PPG em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - UFSM.

Publicado

2014-10-06

Cómo citar

Moura Figueira, A. C., & Rocha, J. B. T. (2014). DIGESTÃO: O QUE COMEMOS E O QUE BEBEMOS? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 4(2), 85–94. Recuperado a partir de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/160

Número

Sección

Relato de Experiência