CAMINHANDO PARA A DIVISÃO CELULAR: PROPOSTA DE JOGO PARA O ENSINO DE MEIOSE E MITOSE
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i3.1232Palabras clave:
Mitose e Meiose, ensino, jogo didáticoResumen
O ensino dos conteúdos de biologia celular, principalmente meiose e mitose, possuem caráter abstrato e de difícil compreensão pelos alunos, que são submetidos a aulas teóricas a partir da aplicação de desenhos e descrição do assunto, o que leva a um ensino na base de decorar, sem aprender. Como o aluno não assimila o conteúdo, ele não enxerga sentido e, dessa forma, não possui interesse em aprender. Com a tecnologia muito presente na vida dos jovens e a necessidade de inovar as metodologias de ensino, é importante que a tecnologia seja usada como aliada ao ensino. Sendo assim, os jogos digitais podem ser utilizados como um facilitador de conteúdos de difícil entendimento, não substituindo as aulas. O objetivo foi elaborar um jogo sobre o tema “divisão celular: mitose e meiose” como auxílio na compreensão e fixação do conteúdo, a partir da utilização de questões relacionadas ao tema. Para a criação do jogo, utilizou-se a plataforma PowerPoint para construir sequências de slides com diferentes questões. O jogo baseia-se em um tabuleiro com uma personagem chamada “Vovó Juju” que, a medida em que o jogador acerta a questão, a personagem salta de uma casa para a outra. Cada casa representa 1 questão, tendo um total de 60 questões. O jogador deverá clicar na casa para ser direcionado à questão, cada alternativa, ao ser escolhida pelo jogador, possui a informação se está correta ou incorreta e uma explicação, a afim de apontar ao jogador o porquê de estar certa ou errada. O jogador só poderá avançar após escolher a alternativa correta, até chegar na questão 60, finalizando o jogo. Considerando o caráter interativo do jogo, pode-se esperar que a utilização desse modelo de jogo didático proporcione o aumento do interesse do aluno pelo conteúdo, e tenha capacidade de facilitar sua aprendizagem.
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