“NA TRILHA DOS RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE”: JOGO EDUCACIONAL PARA O ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE.

Autores

  • Fátima de Castro Sant'Anna
  • Carlos Alberto Sanches Pereira Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - UniFOA
  • Gabriela Girão de Albuquerque

Resumo

O manejo dos Resíduos de Serviços de Saúde tem sido um desafio para a sociedade, devendo receber tratamento adequado. Os Laboratórios de Análises Clínicas devem implantar um Plano de Gerenciamento de seus resíduos, para tanto necessitam de colaboradores capazes. O presente trabalho visou promover um melhor entendimento aos alunos do último ano de um Curso Técnico em Análises Clínicas sobre o gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. Para tal proposta, foi elaborado e aplicado um jogo de Tabuleiro denominado: "Na trilha dos Resíduos de Serviços de Saúde ", levando-os a identificar os resíduos gerados em Laboratórios de Análises Clínicas e a conhecer as etapas do manuseio e descarte. Antes e após a realização do jogo foram aplicados questionários com vinte perguntas, “pré-teste” e  “pós-teste”, que permitiram avaliar o aluno antes e após a partida do Jogo. Os resultados foram analisados pelo teste de Mc Nemar e foram em sua maioria significativos, o que permitiu identificar a contribuição no ensino de Resíduos de Serviços de Saúde para esses alunos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Sanches Pereira, Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - UniFOA

Licenciado em Biologia com Doutorado em Biotecnologia, Prof. Universitário e do Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA.

Downloads

Publicado

2015-09-03

Edição

Seção

Produto Educacional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)