WORKSHOP DO DISPOSITIVO INTRAUTERINO: INSTRUMENTO EDUCATIVO PARA ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA

Autores

  • Carlos Alberto Sanches Pereira Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - UniFOA
  • Kleber Domingues de Souza Filho Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - UniFOA
  • Gabriela Girão de Albuquerque Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - UniFOA
  • Ana Paula Cunha Pereira Cunha Pereira Pereira

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017.v8i3.676

Palavras-chave:

planejamento familiar, dispositivo intrauterino, contracepção

Resumo

A contracepção no Brasil é considerada uma questão de natureza sociopolítica, uma vez que é discutida como política pública no campo da Saúde Reprodutiva. Nesse sentido, o Estado oferece propostas para que as pessoas tenham acesso aos métodos anticoncepcionais por meio do Planejamento Familiar (PF), como instrumento de saúde para diminuir gestações indesejadas, abortos e reduzir a mortalidade materna e infantil.  Para que a escolha do método contraceptivo seja feita de maneira consciente é necessário que o profissional de saúde esteja capacitado para dirimir todas as dúvidas, quanto aos métodos que existem no mercado e os oferecidos pelo poder público. Devendo-se respeitar a escolha da mulher entre ter ou não ter filhos, garantindo-lhes seus direitos sexuais e reprodutivos. O presente trabalho teve como objetivo proporcionar aos alunos do 9º ao 12º período do Curso de Medicina, conhecimentos sobre todos os aspectos do uso do Dispositivo Intrauterino (DIU), suas vantagens, eficácia, durabilidade, bem como a relevância de sua divulgação. Para tanto, foi elaborado um questionário de 10 (dez) perguntas para avaliar os conhecimentos dos alunos antes da realização do Workshop (pré-teste) e após a realização do mesmo. Com as respostas consolidadas, foi realizada uma análise comparativa utilizando-se do teste estatístico de MacNemar. Em seguida, observou-se que a atividade realizada contribuiu com a aprendizagem dos alunos tendo sido significativo o número de acertos no pós-teste, demonstrando que o workshop do DIU foi uma importante atividade dinâmica, que associou o aprender, o fazer o conviver e o ser.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Sanches Pereira, Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - UniFOA

Licenciado em Biologia com Doutorado em Biotecnologia, Prof. Universitário e do Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA.

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Publicado

2018-05-08

Edição

Seção

Artigos Científicos

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