CAMINHANDO PARA A DIVISÃO CELULAR: PROPOSTA DE JOGO PARA O ENSINO DE MEIOSE E MITOSE

Autores

  • Bruna Rodrigues de Carvalho Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Carlos Alberto Sanches Pereira Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Ana Paula Cunha Pereira Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Lidiane de Fátima de Oliveira Souza Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i3.1232

Palavras-chave:

Mitose e Meiose, ensino, jogo didático

Resumo

O ensino dos conteúdos de biologia celular, principalmente meiose e mitose, possuem caráter abstrato e de difícil compreensão pelos alunos, que são submetidos a aulas teóricas a partir da aplicação de desenhos e descrição do assunto, o que leva a um ensino na base de decorar, sem aprender. Como o aluno não assimila o conteúdo, ele não enxerga sentido e, dessa forma, não possui interesse em aprender. Com a tecnologia muito presente na vida dos jovens e a necessidade de inovar as metodologias de ensino, é importante que a tecnologia seja usada como aliada ao ensino. Sendo assim, os jogos digitais podem ser utilizados como um facilitador de conteúdos de difícil entendimento, não substituindo as aulas. O objetivo foi elaborar um jogo sobre o tema “divisão celular: mitose e meiose” como auxílio na compreensão e fixação do conteúdo, a partir da utilização de questões relacionadas ao tema. Para a criação do jogo, utilizou-se a plataforma PowerPoint para construir sequências de slides com diferentes questões. O jogo baseia-se em um tabuleiro com uma personagem chamada “Vovó Juju” que, a medida em que o jogador acerta a questão, a personagem salta de uma casa para a outra. Cada casa representa 1 questão, tendo um total de 60 questões. O jogador deverá clicar na casa para ser direcionado à questão, cada alternativa, ao ser escolhida pelo jogador, possui a informação se está correta ou incorreta e uma explicação, a afim de apontar ao jogador o porquê de estar certa ou errada. O jogador só poderá avançar após escolher a alternativa correta, até chegar na questão 60, finalizando o jogo. Considerando o caráter interativo do jogo, pode-se esperar que a utilização desse modelo de jogo didático proporcione o aumento do interesse do aluno pelo conteúdo, e tenha capacidade de facilitar sua aprendizagem.

Biografia do Autor

Bruna Rodrigues de Carvalho, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Licenciada em Ciências Biológicas e pós-graduanda em Auditoria e Perícia Ambiental. Experiência em laboratório de ensino de física, química e biologia, bem como experiência docente no projeto voluntário Frutificar (pré encceja).

Carlos Alberto Sanches Pereira, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Graduado em Ciências Biológicas, Especialista em Bioquímica, Especialista em Hematologia pela UFRJ em 2000, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRRJ (2001) na área de concentração em Microbiologia Aplicada; Doutor em Biotecnologia Industrial (2007) EEL-USP na área de concentração em Microbiologia Aplicada. Possui experiência em Biotecnologia de micro-organismos: estudos com Lactobacillus e seu papel na estimulação da imunidade; Microbiologia Clínica e Médica; Hematologia Clínica e Laboratorial. Coordenador do Curso de Ciências Biológicas - Bacharelado com ênfase em Biotecnologia. Docente/Orientador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA, programa no qual desenvolve estudos relacionados ao uso de atividades lúdicas como ferramenta para o ensino em Ciências Biológicas e Saúde. Estuda também os aspectos epidemiológicos de bactérias isoladas de Otites em Cães e no ambiente hospitalar, e sua relação com a conduta terapêutica e com o ensino médico.

Ana Paula Cunha Pereira, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Doutora em Educação Física pela UNICAMP (2012). Atualmente é Docente Titular do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Docente/Orientadora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UniFOA). Dedica-se a área de Educação Física com ênfase nos estudos do Lazer e Educação. Desde 1994 atua como Docente de Educação Física da Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro.

Lidiane de Fátima de Oliveira Souza, Centro Universitário de Volta Redonda

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (2010). Atualmente é técnico de laboratório do Centro Universitário Geraldo Di Biase, atuando nos laboratórios de saúde dos Cursos de Biomedicina, Educação Física, Nutrição e Psicologia, sendo estes: Anatomia, Análises Clínicas, Microscopia, Microbiologia, Bioquímica, Química, Esterilização, Parasitologia. Tem experiência na área de Microbiologia, Anatomia, ensino, atuando principalmente em projetos de iniciação científica e auxílio à práticas docentes.

Mestranda em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA), do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA.

CRBio: 78.449-02.

Referências

ALBERTS, B. et al. Fundamentos da Biologia Celular. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. 839 p.

ALMEIDA, P. N. de. Língua portuguesa e ludicidade: ensinar brincando não é brincar de ensinar. 2007, 133 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP.

ASSMANN, E. H. Reencantar a Educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes, 1999.

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências naturais: Ensino de primeira à quarta série. Brasília: MEC/SEF, 1997. 136p.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática: Ensino de primeira à quarta série. Brasília: MEC/SEF, 1997. 142p.

BRUCE-LOW, S. S. et al. Interactive mobile learning: a pilot study of a new approach for sport science and medical undergraduate students. Advances in Physiology Education, v. 37, p. 292-297, 2013.

COSSETIN, E. F. Jogos virtuais como estratégia de aprendizagem e inclusão. Diversa: educação inclusiva na prática, 2018. Disponível em <https://diversa.org.br/artigos/jogos-virtuais-como-estrategia-de-aprendizagem-e-inclusao/>. Acesso em: 28 de ago. de 2018.

DOHME, V. D. Atividades Lúdicas Na Educação: O Caminho de Tijolos Amarelos do Aprendizado. In: Encontro Regional de História, São Paulo, 17, 2004. São Paulo. Anais do XVII Encontro Regional de História: O lugar da História. São Paulo: ANPUH/SPUNICAMP, 2012.

FELDER, E.; FAULER, M.; GEILER, S. Introducing e-learning/teaching in a physiology course for medical students: acceptance by students and subjective effect on learning. Advances in Physiology Education, v. 37, n. 4, p. 337-342, 2013.

FIDELIS, S. A.; TEMPEL, M. Educação infantil: uma proposta lúdica. Cuiabá: Carlini e Caniato, 2005.

GOMES, R. R.; FRIEDRICH, M. A. Contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia. In: EREBIO,1, Rio de Janeiro, 2001, Anais do I Encontro Regional de Ensino de Biologia. Rio de Janeiro, 2001, p.389‐92.

GRÜBEL, J. M.; BEZ, M. R. Jogos Educativos. Novas Tecnologias na Educação. CINTED-UFRGS. v. 4, n. 2, 2006.

JUNQUEIRA, L. C. U.; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular, 9 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012, 364 p.

KNIPPELS, M. C. P. J.; WAARLO, A. J.; BOERSMA K. T. Design criteria for learning and teaching genetics. Journal of Biological Education, v. 39, n 3, p. 108-112, 2005.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: Editora da USP, 2004. 200p.

LA TAILLE, Y. De.; OLIVEIRA, M. K. De.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

LEWIN, L. O. et al. Open Access Improving education in primary care: development of an online curriculum using the blended learning model. BMC Medical Education, Disponível em <https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/1472-6920-9-33>. Acesso em: 29 ago. 2018.

MANTILLA, S. P. S.; ALVES, N. C. Potencial Educativo do Jogo Perguntados. EAD EM FOCO, [S.l.], v. 5, n. 1, jan. 2015. ISSN 2177-8310. Disponível em: <http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/298/93>. Acesso em: 29 ago. 2018.

MARTINEZ, E. R. M.; FUJIHARA, R. T.; MARTINS, C. Show da Genética: um jogo interativo para o ensino de genética. Genética na Escola, v. 3, n. 2, p. 27-28, 2008.

MIRANDA, S. No fascínio do jogo, a alegria de aprender. Ciência hoje, v. 28, n. 168, p. 64-66, 2001.

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001.

MUSTARDO, P. N.; MENDONÇA, R. L. Imersão e Narrativa como elementos motivacionais em serious games. Revista Tecnologia Educacional, p. 33-51, 2012.

QUIZ. Dicionário Online de Cambridge. 20 set. 2018. Disponível em <https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/quiz>. Acesso em 20 set. 2018.

RAMOS, C. A. L.; WEIDUSCHAT, I. Jogar e brincar: representando papéis, a criança constrói o próprio conhecimento e, consequentemente, sua própria personalidade. Revista Leonardo, v. 1, p. 1-10, 2002.

SANCHO, P. et al. Instructional Design and Assessment: A Blended Learning Experience for Teaching Microbiology. American Journal of Pharmaceutical Education, v. 70, n. 5, 2006.

SILVA, E. G. et al., Jogos Interativos: uma abordagem metodológica para auxiliar no processo ensino aprendizagem dos alunos do 6º e 7º anos na Escola Campos Sales em Juscimeira/MT. Revista Monografias Ambientais, v.14, p. 23-40, 2015.

SILVA, J. B.; VALLIM, M. A. Estudo, Desenvolvimento e Produção de Materiais Didáticos para o Ensino de Biologia. Revista Aproximando, v. 1, n. 1, p. 1-5, 2015.

SILVA, J. M. A. et al. Quiz: um Questionário Eletrônico para Autoavaliação e Aprendizagem em Genética e Biologia Molecular. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 4, p. 607-614, 2010.

SOUZA, T. E. A utilização de jogo didático como método facilitador da compreensão de conceitos em genética. Revista Vivências em Ensino de Ciências, v. 1, n. 1, p. 103-107, 2017.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

ZANON, D. A. V.; GUERREIRO, M. A. S.; OLIVEIRA, R. C. Jogo didático ludo químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição, v. 13, n. 1, p. 72-81, 2008.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)