O FILTRO DE ÁGUA CASEIRO COMO POTENCIALIZADOR DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Mateus de Souza Duarte Universidade Federal de Sergipe-UFS
  • José Camilo Ramos de Souza Universidade do Estado do Amazonas-UEA

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i2.1891

Palavras-chave:

Experimentação 1, Ensino de Ciências 2, Problema 3

Resumo

O ensino é, sem dúvida, uma tarefa dinâmica que se realiza através de métodos e técnicas. A escola é o centro das visões de mundo nesse sentido, principalmente nos primeiros anos do ensino fundamental, pois é nessa fase que tudo acontece, onde acontecem as etapas da escrita, da leitura e dos cálculos. Nessa fase que começamos a “engatinhar” dentro das Ciências. Compartilhamos esse pensamento e, por isso, nos propomos a apresentar o filtro de água artesanal, como potencializador da educação do solo para alunos do 4º e 5º anos de uma Escola Rural de Parintins / AM. Assim, perguntamos: os alunos do 4º e 5º ano percebem sua relação com o solo como parte do ecossistema amazônico? Desta forma, construímos uma Sequência Didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) dividida em dois momentos (a sondagem / construção e a aplicação do experimento). Procuramos conhecer os conhecimentos prévios dos alunos. Nesse sentido, bebemos em Ataide e Silva (2011), Bachelard (1996), Cachapuz et al (2011), Carvalho e Gil-Pérez (2006), Chassot (2003), Lorenzetti e Delizoicov (2001), Penick (1998) ) para falar sobre Ensino de Ciências, Literatura Científica e experimentação. Bicudo et al (2011) nos auxiliaram na análise dos dados, com fenomenologia, demonstrando que os colaboradores apresentaram conhecer conceitos rústicos de solo, textura e cor, a partir da Unidade de Síntese de Significados. o experimento, resultado de uma das técnicas de coleta de dados de uma pesquisa de mestrado já concluída, ocorreu em abril de 2019.

Biografia do Autor

Mateus de Souza Duarte, Universidade Federal de Sergipe-UFS

Doutorado em andamento no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, na linha de pesquisa II Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática, na Rede Nordeste de Ensino- RENOEN, na Universidade Federal de Sergipe-UFS, polo São Cristóvão- Sergipe- SE. Graduação em andamento em Filosofia, na Universidade Federal de Pelotas- UFPel, polo de Agudos- Pelotas- Rio Grande do Sul- RS. Mestre em Educação em Ciências na Amazônia, na linha de pesquisa II Ensino de Ciências: Epistemologias, Divulgação Científica e Espaços Não Formais- PPGEEC- Universidade do Estado do Amazonas- UEA, Manaus- AM, 2019. Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz-FACIBRA, Wenceslau Braz, Paraná, 2016. Possui formação inicial e continuada em Linguagem, Cognição e Ensino: Estudos e Aplicações, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL - Campus Santana do Ipanema, AlagoasAL, em Auxiliar Pedagógico- Instituto Federal de Roraima-IFRR, Campus Novo Paraíso, Caracaraí - RR. Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas- UEA, Parintins-AM, 2016. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Patrimônio, Arqueometria e Ambiente na Amazônia - GEPIA, da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, Parintins-AM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos temas: Criança, Formação Docente, Ensino, Ensino de Ciências, Saberes Docentes e Tradicionais e Escola e Comunidade Ribeirinha. Desenvolve pesquisas nas seguintes linhas de pesquisa: 1. Ensino de Ciências: Epistemologias, Divulgação Científica e Espaços Não Formais. 2. Ambiente, Educação e cultura de povos da água, terra e floresta da Amazônia. 3. Educação em Ensino de Ciências e Espaço Não Formal. 4. Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática.

José Camilo Ramos de Souza, Universidade do Estado do Amazonas-UEA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (1995), Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (1998), Especialização em Gestão em Etnodesenvolvimento pela Universidade Federal do Amazonas (2002 - 2003), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - FACED (2004 - 2006) e doutorado em Ciências obtido no Programa de Geografia (Geografia Física) - Área de Concentração: Geografia Física, pela Universidade de São Paulo-USP, em 04/07/2013. Professor da Universidade do Estado do Amazonas. Tem experiência na área de Geografia e Educação. Geografia: Geografia Econômica, Geografia Agrária, Metodologia do Ensino em Geografia, Prática do Ensino em Geografia, Geografia do Turismo, Cartografia aplicada ao ensino de Geografia etc. Educação: Estágio Supervisionado, Currículo, Metodologia da Pesquisa e Estudos. Estudo sobre imigrantes japoneses na Amazônia, ribeirinhos da Amazônia e pensamento geográfico da Amazônia. Estudo sobre Gestão das águas e Governança e regulação de recursos hídricos.

Referências

ARRUDA, Sergio de Mello. LABURÚ, Carlos Eduardo. Considerações sobre a função do experimento no ensino de ciências. In: NARDI, Roberto. Questões atuais no ensino de ciências. 2º. Ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2009.

ATAIDE, Marcia Cristiane Elol Silva. SILVA, Bonlek Venceslau Cruz. As metodologias de ensino de ciências: contribuições da experimentação e da história e filosofia da ciência. In: Revista HOLOS, Ano 27, Vol 4, 2011.

BACHELARD, G. Formação do espírito científico: contribuição para uma Psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BICUDO et al, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.

CACHAPUZ, António. A necessária renovação do ensino de ciências. 3º. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CAPRA, Fritjof. Alfabetização Ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. Tradução Carmrn Fischer. – São Paulo: Cultrix, 2006.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de Ciências. Tradução de Sandra Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2006

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. In: Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr, 2003.

CUNHA. R.G. Alfabetização Ecológica usando anfíbios arunus em espaços educativos. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências) – Escola Normal Superior, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2017.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

DOLZ, Joaquim. NOVERRAZ, Michèle. SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. Coleção de Livros Didáticos. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.

GIANI, Kellen. A experimentação no Ensino de Ciências: possibilidades e limites na busca de uma Aprendizagem Significativa. Dissertação apresentada à banca examinadora como requisito parcial à obtenção do Título de Mestre em Ensino de Ciências – Área de Concentração “Ensino de Biologia”, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de Brasília, 2010.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3º ed.- Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 2011.

LACERDA, Gilberto. Alfabetização científica e formação profissional. Educação & Sociedade, ano XVIII, nº 60, dezembro/97.

LONGHINI, M. D. O conhecimento do conteúdo científico e a formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental. In: Revista Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, n. 2, p.241-253, 2008.

LORENZETTI, LEONIR. Delizoicov, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. In: ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, Volume 03 / Número 1 – Jun. 2001.

MERLEAU-PONTY. Maurice. Fenomenologia da Percepção. (tradução Carlos Alberto de Moura). – 3º edição- São Paulo. Martins Fontes, 1999. – (Tópicos).

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. - Ed. revista e modificada pelo autor - 8" ed. - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

PENICK, John. E. Ensinando "Alfabetização Científica". In: Revista Educar, Curitiba, n. 14, p.91-113. 1998. Editora da UFPR.

POPPER, Karl. A lógica Pesquisa Científica. São Paulo: Cultrix, 2013.

RAMOS, L. B. da C.; ROSA, P. R. da S. O ensino de ciências: fatores intrínsecos e extrínsecos que limitam a realização de atividades experimentais pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, v.13, n.3, p.299-331, 2008.

TAHA et al, Marli Spat. Experimentação como ferramenta pedagógica para o ensino de ciência. In: Revista Experiências em Ensino de Ciências, V.11, No. 1, 2016.

VIECHENESKI, Juliana Pinto. CARLETTO, Marcia Por que e para quê ensinar ciências para crianças. In: R. B. E. C. T., vol 6, núm. 2, mai-ago.2013.

Downloads

Publicado

2022-07-15

Edição

Seção

Produto Educacional