O FILTRO DE ÁGUA CASEIRO COMO POTENCIALIZADOR DO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i2.1891Palavras-chave:
Experimentação 1, Ensino de Ciências 2, Problema 3Resumo
O ensino é, sem dúvida, uma tarefa dinâmica que se realiza através de métodos e técnicas. A escola é o centro das visões de mundo nesse sentido, principalmente nos primeiros anos do ensino fundamental, pois é nessa fase que tudo acontece, onde acontecem as etapas da escrita, da leitura e dos cálculos. Nessa fase que começamos a “engatinhar” dentro das Ciências. Compartilhamos esse pensamento e, por isso, nos propomos a apresentar o filtro de água artesanal, como potencializador da educação do solo para alunos do 4º e 5º anos de uma Escola Rural de Parintins / AM. Assim, perguntamos: os alunos do 4º e 5º ano percebem sua relação com o solo como parte do ecossistema amazônico? Desta forma, construímos uma Sequência Didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) dividida em dois momentos (a sondagem / construção e a aplicação do experimento). Procuramos conhecer os conhecimentos prévios dos alunos. Nesse sentido, bebemos em Ataide e Silva (2011), Bachelard (1996), Cachapuz et al (2011), Carvalho e Gil-Pérez (2006), Chassot (2003), Lorenzetti e Delizoicov (2001), Penick (1998) ) para falar sobre Ensino de Ciências, Literatura Científica e experimentação. Bicudo et al (2011) nos auxiliaram na análise dos dados, com fenomenologia, demonstrando que os colaboradores apresentaram conhecer conceitos rústicos de solo, textura e cor, a partir da Unidade de Síntese de Significados. o experimento, resultado de uma das técnicas de coleta de dados de uma pesquisa de mestrado já concluída, ocorreu em abril de 2019.
Referências
ARRUDA, Sergio de Mello. LABURÚ, Carlos Eduardo. Considerações sobre a função do experimento no ensino de ciências. In: NARDI, Roberto. Questões atuais no ensino de ciências. 2º. Ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2009.
ATAIDE, Marcia Cristiane Elol Silva. SILVA, Bonlek Venceslau Cruz. As metodologias de ensino de ciências: contribuições da experimentação e da história e filosofia da ciência. In: Revista HOLOS, Ano 27, Vol 4, 2011.
BACHELARD, G. Formação do espírito científico: contribuição para uma Psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BICUDO et al, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.
CACHAPUZ, António. A necessária renovação do ensino de ciências. 3º. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CAPRA, Fritjof. Alfabetização Ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. Tradução Carmrn Fischer. – São Paulo: Cultrix, 2006.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de Ciências. Tradução de Sandra Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2006
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. In: Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr, 2003.
CUNHA. R.G. Alfabetização Ecológica usando anfíbios arunus em espaços educativos. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências) – Escola Normal Superior, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2017.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
DOLZ, Joaquim. NOVERRAZ, Michèle. SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. Coleção de Livros Didáticos. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.
GIANI, Kellen. A experimentação no Ensino de Ciências: possibilidades e limites na busca de uma Aprendizagem Significativa. Dissertação apresentada à banca examinadora como requisito parcial à obtenção do Título de Mestre em Ensino de Ciências – Área de Concentração “Ensino de Biologia”, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de Brasília, 2010.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3º ed.- Porto Alegre: Artmed, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 2011.
LACERDA, Gilberto. Alfabetização científica e formação profissional. Educação & Sociedade, ano XVIII, nº 60, dezembro/97.
LONGHINI, M. D. O conhecimento do conteúdo científico e a formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental. In: Revista Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, n. 2, p.241-253, 2008.
LORENZETTI, LEONIR. Delizoicov, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. In: ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, Volume 03 / Número 1 – Jun. 2001.
MERLEAU-PONTY. Maurice. Fenomenologia da Percepção. (tradução Carlos Alberto de Moura). – 3º edição- São Paulo. Martins Fontes, 1999. – (Tópicos).
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. - Ed. revista e modificada pelo autor - 8" ed. - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
PENICK, John. E. Ensinando "Alfabetização Científica". In: Revista Educar, Curitiba, n. 14, p.91-113. 1998. Editora da UFPR.
POPPER, Karl. A lógica Pesquisa Científica. São Paulo: Cultrix, 2013.
RAMOS, L. B. da C.; ROSA, P. R. da S. O ensino de ciências: fatores intrínsecos e extrínsecos que limitam a realização de atividades experimentais pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, v.13, n.3, p.299-331, 2008.
TAHA et al, Marli Spat. Experimentação como ferramenta pedagógica para o ensino de ciência. In: Revista Experiências em Ensino de Ciências, V.11, No. 1, 2016.
VIECHENESKI, Juliana Pinto. CARLETTO, Marcia Por que e para quê ensinar ciências para crianças. In: R. B. E. C. T., vol 6, núm. 2, mai-ago.2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Mateus de Souza Duarte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).