SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: POSSIBILIDADES PARA A EXPERIMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i3.1561Palavras-chave:
Sequências de ensino, Química, Ensino investigativo, Problematização, Pesquisa bibliográfica.Resumo
Esta pesquisa apresenta um estudo bibliográfico com o intuito de investigar como as Sequências Didáticas (SDs) têm sido elaboradas, aplicadas e validadas, envolvendo o Ensino de Química no nível médio e buscar entender como as mesmas abordam a experimentação química e colaboram para unir a teoria à prática. A metodologia seguiu todas as etapas de uma pesquisa bibliográfica sugeridas por Gil (2002). O tema foi escolhido e realizado o estudo bibliográfico preliminar, através do portal de periódicos CAPES/MEC, pela ferramenta de busca do portal Google Scholar. As palavras utilizadas na primeira busca foram: Sequência Didática; Química e na segunda busca: Sequência Didática; Soluções, observando somente o título. Na triagem foi observado se o trabalho se encontra na língua portuguesa, disponível eletronicamente, completo, gratuito e contém contribuições relacionadas à temática: “Sequência Didática no ensino de Química”. A busca preliminar obteve 32 trabalhos. Levantou-se o problema em torno da temática. Em seguida foi traçado o plano de trabalho e buscou-se outras fontes bibliográficas. Finalmente, após a leitura interpretativa de todo o material bibliográfico, fez-se o fichamento e a organização lógica final. Evidenciou-se que as SDs estão sendo desenvolvidas buscando aplicar o Ensino Investigativo, utilizando temas geradores, levantando problemáticas relacionadas ao tema, utilizando abordagem contextualizada, fazendo uso da Experimentação Química investigativa e atentas aos conhecimentos prévios dos estudantes.
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