A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2507Palavras-chave:
Matemática financeira., Ensino fundamental, Prática pedagógica, Educação Financeira, Educação CríticaResumo
A matemática financeira se faz presente diariamente em várias situações do nosso cotidiano, seja na vida de uma criança a de um idoso. A imprensa enche os cidadãos diariamente de informações sobre os impostos, taxas e contribuições, por isso é importante ter consciência dos tributos que incidem sobre os preços das mercadorias, dos serviços privados ou públicos e das contribuições a que todo cidadão está sujeito a prestar. O objetivo do trabalho foi mostrar a importância de estudar a Matemática Financeira no Ensino Fundamental II, buscando analisar como o conteúdo deve ser transmitido, para que o aluno seja capaz de diagnosticar, refletir e resolver problemas financeiros cotidianamente. A metodologia de pesquisa deste trabalho, foi feita por meio de pesquisas e consultas a materiais disponíveis em sites, artigos, livros, monografias e dissertações a respeito de Matemática Financeira, também foram consultados documentos como os PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais, Lei de Diretrizes e Base e a Base Nacional Comum Curricular no Ensino Básico. Foi aplicado um questionário para identificar como está sendo trabalhada a Matemática Financeira em sala de aula e quais recursos pedagógicos a professora tinha a sua disposição, dentre outras informações relevantes para a pesquisa. Os principais resultados obtidos durante a realização do trabalho, pôde-se notar que iniciar a educação financeira desde a infância juntamente com as demais disciplinas curriculares na escola, sem dúvida faz com que o aluno ao chegar à vida adulta tenha facilidade em lidar com as finanças pessoais e assim ter uma vida mais estável financeiramente. Claramente foi possível notar que muito mais do que a demonstração e dedução de fórmulas, a Matemática Financeira pode ser usada como uma ferramenta para tomada de decisões no meio em que os alunos convivem.
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