CONTRIBUIÇÕES DAS INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM ETAPAS DE EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS

Autores

  • Gladson Lima Nery
  • João Manoel da Silva Malheiro Universidade Federal do Pará
  • Odete Pacubi Baierl Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i1.1121

Palavras-chave:

Interações Discursivas, Experimentação Investigativa, Clube de Ciências.

Resumo

Esta pesquisa de abordagem qualitativa analisa como as interações discursivas e reflexões de um professor-monitor durante uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) adotada em um Clube de Ciências, conduzem os alunos ao conhecimento científico após a resolução de um problema. Através de videogravação, diário de campo e entrevistas as informações foram constituídas junto a um professor-monitor e oito alunos. Os resultados mostram padrões nas interações durante a Abordagem Comunicativa em direção ao conhecimento científico na solução de um problema. Em geral, a experimentação investigativa torna-se uma abordagem potencial para interações, por não oferecer procedimentos automáticos para a resolução de problema. Nesse sentido, as atividades não devem se limitar apenas a visualização de fenômenos, fazendo os alunos relacionarem à realidade apenas pelo que é conceitual e visível. O uso da SEI será mais eficaz, na medida em que procura dar conta de questões interativas que se apresentam no ensino de ciências.

Biografia do Autor

João Manoel da Silva Malheiro, Universidade Federal do Pará

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (UFPA, 1989), Especialização em Ensino de Ciências (UEPA, 2000), Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA, 2005), Doutorado em Educação Para a Ciência (UNESP, 2009) , Pós-Doutorado em Ciências da Educação (Universidade do Porto, 2014) e Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista (UNESP - Campus Bauru) (2018 - 2019). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Pará. Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos da Amazônia (PPGEAA-UFPA Castanhal) e da Faculdade de Pedagogia (Campus Castanhal). Coordenador do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão FormAÇÃO de Professores de Ciências. Linha de pesquisa: Formação de Professores de Ciências e Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem de Ciências. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-2495-7806.

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Publicado

2020-04-28

Edição

Seção

Artigos Científicos