DIGESTÃO: O QUE COMEMOS E O QUE BEBEMOS? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

  • Angela Carine Moura Figueira UFSM
  • João Batista Teixeira Rocha

Abstract

Neste trabalho, relatamos as atividades realizadas durante o minicurso intitulado “Digestão: o que comemos e o que bebemos?”, oferecido a estudantes de sétimo e oitavo anos do Ensino Fundamental de uma escola pública de Santa Maria, RS. Buscamos, através de atividades baseadas em resolução de problemas, oferecer a esses estudantes uma metodologia diferente da tradicional, a qual se baseia na transmissão de conceitos, que deverão ser memorizados pelos estudantes e devolvidos nas avaliações, não permitindo que os sujeitos pensem (o que leva a um fazer sem significado). Ainda que apresentem bons resultados em avaliações tradicionais, é muito comum que os alunos não relacionem as teorias aprendidas na escola com situações simples do cotidiano, isso devido ao fato de o ensino tradicional não fomentar uma atitude ativa, na qual o sujeito constrói seu conhecimento. Sendo assim, no intuito de estimular essa postura ativa, é que propiciamos um momento em que os mesmos pudessem fazer uso de seus conhecimentos na tentativa de resolver alguns problemas simples, como os relacionados à digestão e aos alimentos que ingerimos. As atividades experimentais eram realizadas pelos alunos a partir de seu próprio planejamento. Coube aos monitores a função de fornecer os materiais necessários para os experimentos e acompanhá-los durante o processo, questionando-os sobre suas ações. Percebeu-se, no início das atividades, uma grande dificuldade dos alunos em exporem seus conhecimentos e fazer uso deles para proporem estratégias ou soluções para as problematizações propostas. Tal dificuldade foi diminuindo no decorrer do curso, mostrando que atividades que colocam o aluno como atuante de seu aprendizado mostram-se uma ferramenta bastante eficaz no processo ensino aprendizagem.

Palavras Chave: Ensino de Ciências, atividades experimentais.

Author Biography

Angela Carine Moura Figueira, UFSM

Graduada em Química Licenciatura pela UFSM (2009), Mestre em Educação em Ciências pela UFSM (2010).Doutoranda do PPG em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - UFSM.

Published

2014-10-06

How to Cite

Moura Figueira, A. C., & Rocha, J. B. T. (2014). DIGESTÃO: O QUE COMEMOS E O QUE BEBEMOS? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 4(2), 85–94. Retrieved from https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/160

Issue

Section

Relato de Experiência