ANÁLISE DO USO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO SOBRE ÁLCOOIS EM TURMAS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i3.1287Palavras-chave:
Bebidas alcoólicas, Estratégias didáticas, Ensino e aprendizagem.Resumo
Este trabalho analisou as contribuições da utilização de uma sequência de ensino investigativo (SEI) para o ensino de uma função orgânica. A função orgânica escolhida foi a função álcool, com a abordagem da temática “bebidas alcoólicas” para uma turma de 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública do munícipio de Salvaterra, Ilha de Marajó-PA. A aplicação da SEI ocorreu em cinco encontros de acordo com três momentos pedagógicos: a problematização, a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento. Buscou-se uma maior participação dos estudantes por meio de uma aula em forma de “conversa” e de uma prática experimental, onde os alunos puderam descrever suas observações. Através da leitura dos textos para o debate, pôde-se perceber que as ações contribuíram para a organização das ideias dos alunos e o desenvolvimento de seu pensamento crítico, pois as mesmas seguiram uma sequência lógica possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades no processo de ensino e aprendizagem. O método utilizado pode ser considerado uma importante ferramenta para a ação educativa, pois o conjunto de atividades desenvolvidas neste trabalho são estratégias didáticas importantes.
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