O PECÍOLO DO BURITI COMO INSTRUMENTO NO ENSINO DE ISOMERIA CONSTITUCIONAL E ESTEREOISOMERIA

Autores

  • Paulo Wender Portal Gomes Universidade Federal do Pará / Instituto de Ciências Exatas e Naturais http://orcid.org/0000-0001-5478-2448
  • Umberto Sobrinho Vieira Universidade do Estado do Pará
  • Abraão de Jesus Barbosa Muribeca Universidade Federal do Pará / Instituto de Ciências Exatas e Naturais
  • Amilton dos Santos Barbosa Júnior Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22407/2019.v10i1.873

Palavras-chave:

Isomeria, Ensino de Química, Aprendizagem significativa.

Resumo

A transmissão dos conceitos químicos deve ser de acordo com a realidade do aluno, fazendo com que este venha a compreender os conceitos básicos. A modelagem surge como uma ferramenta que visa o desenvolvimento pessoal e cognitivo do aluno, além de ser instrumento motivador, atraente e estimulante no processo de construção do conhecimento. Nesse sentido, o presente trabalho teve como relevância a utilização da modelagem confeccionada a partir do pecíolo do buriti como fator impactante na aquisição de aprendizagem significativa no ensino de isomeria constitucional e estereoisomeria. A intervenção foi realizada em quatro turmas do 3º ano do ensino médio, duas com aplicação da modelagem e duas sem modelagem, pertencentes a duas escolas da rede pública estadual de Salvaterra – PA. A capacidade de “mimetizar” as extensões tridimensionais das estruturas através da modelagem confeccionada com o pecíolo do buriti foi crucial para que os alunos, intervencionados com a modelagem, pudessem fazer idealizações espaciais das estruturas. O que implicou no êxito de identificar o tipo de isomeria presente nas problematizações apresentadas. Assim, o ensino de isomeria demonstra o melhor desempenho após o uso da modelagem, havendo o aumento do rendimento no ensino-aprendizagem do tema em percentual de 50% do total de parâmetros (questões) estudados. O estudo apontou que as turmas que realizaram a atividade com modelagem, tiveram um rendimento de aprendizagem maior do que as outras turmas que não a vivenciaram.

Biografia do Autor

Paulo Wender Portal Gomes, Universidade Federal do Pará / Instituto de Ciências Exatas e Naturais

Doutorando em Química Orgânica pelo PPGQ da Universidade Federal do Pará (UFPA); Mestre em Química Orgânica pelo PPGQ da Universidade Federal do Pará (UFPA); Graduado em Ciências Naturais - Química pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Tem experiência no Ensino de Química; Composição Físico-Química e Microbiológica de Alimentos; Bioestatística; Quimiometria (PCA e HCA); Química Orgânica, atuando principalmente na Química de Produtos Naturais com ênfase em pesquisas com metabólitos secundários de plantas, trabalhando com Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) e iniciando estudos de desreplicação e caracterização de matrizes vegetais por Cromatografia Líquida de Ultra Performance acoplada à Espectrometria de Massas (UPLC-DAD-ESI-MS/MS).

Umberto Sobrinho Vieira, Universidade do Estado do Pará

Graduado em Ciências Naturais - Química (UEPA)

Abraão de Jesus Barbosa Muribeca, Universidade Federal do Pará / Instituto de Ciências Exatas e Naturais

Mestrando em Química Orgânica pelo PPGQ da Universidade Federal do Pará (UFPA); Graduado em Ciências Naturais - Química pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Tem experiência em Química.

Amilton dos Santos Barbosa Júnior, Universidade do Estado do Pará

Graduando em Ciências Naturais - Química (UEPA)

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Publicado

2019-04-25

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Seção

Artigos Científicos

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