A CONTEXTUALIZAÇÃO E O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DA TEMÁTICA PLANTAS MEDICINAIS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/%202021.v12i3.1384Palavras-chave:
Plantas medicinais, Contextualização, Ensino, QuímicaResumo
A contextualização no ensino de química é uma prática que, quando realizada de maneira satisfatória e eficiente, possibilita aos estudantes associarem os conhecimentos científicos com o seu cotidiano e, consequentemente, colabora com a construção do conhecimento crítico. Contudo, a prática de contextualizar é pouco abordada em sala de aula, principalmente no ensino de química que, em sua grande maioria, é desenvolvido de forma expositiva e demonstrativa e, assim, os docentes encontram grandes dificuldades de despertar o interesse dos alunos. Nesse sentido, o presente artigo tem o objetivo utilizar o conhecimento popular dos alunos em relação as plantas medicinais para contextualizar o ensino de química orgânica. A pesquisa desenvolvida foi de caráter quali-quantitativo e os dados foram obtidos através da observação das percepções dos estudantes no decorrer das aulas, da atividade experimental e da aplicação de questionários semiestruturados. Os resultados das observações permitiram dizer que desde o início da aplicação da metodologia foi possível verificar o empenho e a grande participação dos alunos da turma e indicaram que os alunos aperfeiçoaram seus conhecimentos sobre plantas medicinais, suas propriedades físicas, químicas e biológicas dos compostos orgânicos. Além disso, o trabalho apresentou resultados interessantes, principalmente, por estimular o aprendizado e interesse por meio da atividade experimental. Logo, trabalhar os conteúdos de Química de forma contextualizada, pode contribuir, positivamente, para o aprendizado do aluno, pois este se envolve ativamente na realização das atividades e isto pode permitir uma aprendizagem mais significativa, uma vez que o estudante consegue relacionar o conteúdo aprendido na escola com seu cotidiano.
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