A CONTEXTUALIZAÇÃO E O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DA TEMÁTICA PLANTAS MEDICINAIS

Autores

  • Beatriz Silva Quaresma Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Karla Maria Moraes Carneiro Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • João da Silva Carneiro Universidade do Estado do Pará (UEPA)

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/%202021.v12i3.1384

Palavras-chave:

Plantas medicinais, Contextualização, Ensino, Química

Resumo

A contextualização no ensino de química é uma prática que, quando realizada de maneira satisfatória e eficiente, possibilita aos estudantes associarem os conhecimentos científicos com o seu cotidiano e, consequentemente, colabora com a construção do conhecimento crítico. Contudo, a prática de contextualizar é pouco abordada em sala de aula, principalmente no ensino de química que, em sua grande maioria, é desenvolvido de forma expositiva e demonstrativa e, assim, os docentes encontram grandes dificuldades de despertar o interesse dos alunos. Nesse sentido, o presente artigo tem o objetivo utilizar o conhecimento popular dos alunos em relação as plantas medicinais para contextualizar o ensino de química orgânica. A pesquisa desenvolvida foi de caráter quali-quantitativo e os dados foram obtidos através da observação das percepções dos estudantes no decorrer das aulas, da atividade experimental e da aplicação de questionários semiestruturados. Os resultados das observações permitiram dizer que desde o início da aplicação da metodologia foi possível verificar o empenho e a grande participação dos alunos da turma e indicaram que os alunos aperfeiçoaram seus conhecimentos sobre plantas medicinais, suas propriedades físicas, químicas e biológicas dos compostos orgânicos. Além disso, o trabalho apresentou resultados interessantes, principalmente, por estimular o aprendizado e interesse por meio da atividade experimental. Logo, trabalhar os conteúdos de Química de forma contextualizada, pode contribuir, positivamente, para o aprendizado do aluno, pois este se envolve ativamente na realização das atividades e isto pode permitir uma aprendizagem mais significativa, uma vez que o estudante consegue relacionar o conteúdo aprendido na escola com seu cotidiano.

Biografia do Autor

Beatriz Silva Quaresma, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Discente do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais com habilitação em Química. Bolsista no Projeto Residência Pedagógica/CAPES/UEPA.

Karla Maria Moraes Carneiro, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Discente do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais com habilitação em Química. Bolsista no Projeto Residência Pedagógica/CAPES/UEPA.

João da Silva Carneiro, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutor em Química Orgânica. Professor do Departamento de Ciências Naturais da Universidade do Estado do Pará (UEPA) 

 

Referências

ALEGRO, R. C. Conhecimento prévio e aprendizagem significativa de conceitos históricos no ensino médio. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília - São Paulo. 2008.

BARACHO, N. C. V. et al. O uso de plantas medicinais como tratamento alternativo no bairro Jardim das Colinas, Itajubá, Minas Gerais, Brasil. Revista Médica de Minas Gerais, v. 12, n. 2, p. 88-91, 2006. Disponível em <http://rmmg.org/artigo/detalhes/260>. Acesso em: 08 nov. 2019.

CABRAL, J. R. R. Atividades experimentais/demonstrações e principais referenciais teóricos. Departamento de Ciências Naturais - UFSJ. São João del Rei, 2012. Disponível em <https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/pibidfisica/Trabalhos%20sobre%20Revis

ao/Jessica_Regina_-_201412_-_Revisao_bibliografica_-_atividades_experimentais.pdf>. Acesso em: 12 out. 2019.

CARDOSO, S. P.; COLINVAUX, D. Explorando a Motivação Para Estudar Química. Química Nova, v. 23, n. 3, p. 401-404, 2000. Disponível em <http://quimicanova.sbq.org.br/ima

gebank/pdf/Vol23No3_401_v23_n3_%2817%29.df>. Acesso em: 15 ago. 2019.

CAVAGLIER, M. C. S.; MESSEDER, J. C. Plantas medicinais no ensino de química e biologia: propostas interdisciplinares na educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 1, p. 55-71, 2014. Disponível em <http://www.conhecer.org.br/download/BIOLOGIA/MODULO3/Leitura%20Anexa%201.pdf>. Acesso em: 08 dez. 2019.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DANIEL, L.; TESSER, G. J. Plantas medicinais na prevenção e tratamento de doenças. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. Curitiba: SEED/PR., v.1, 2010.

GERHARDT, D. Avaliação do efeito do alcaloide boldina sobre modelos experimentais de malignidades do sistema nervoso central e bexiga. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica) Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Porto Alegre, 2012.

GIANI, K. A Experimentação no Ensino de Ciências: possibilidades e limites na busca de uma Aprendizagem Significativa. 2010. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, p. 198-202, 2009. Disponível em <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/08-RSA-4107.pdf>. Acesso em: 07 nov. 2019.

ISSOPO, T. R. Avaliação do conhecimento popular do peumus boldus em uma região do sul do estado de santa catarina, visando seus aspectos terapêuticos e toxicológicos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fármacia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2011.

LACERDA, J. R. L.; REIS, R. P.; SANTOS, M. A. R. Utilização de produtos naturais da região do Xingu-PA em experimentos didáticos para o ensino de química orgânica. Scentia Plena, v. 12, n. 6, p. 1-14, 2016. Disponível em

scientiaplena.org.br/sp/article/view/2995/1500>. Acesso em: 12 out. 2019.

LIMA, A. B.; ROSA, E. A. Sequência didática para o ensino de química orgânica a partir da temática plantas. Experiências em Ensino de Ciências, v. 11, n. 2, p. 26-38, 2016. Disponível em <http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Atigo_ID309/v11_n2_a2016.pdf>. Acesso em: 12 out. 2019.

LIMA, J. A. Plantas medicinais como temática de contextualização para uma aprendizagem significativa das funções orgânicas oxigenadas. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.

MAIA, F. L. C. Etnofarmácia nos grupos sociais da ilha de Cotijuba, Pará. Dissertação (Mestrado em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia), Universidade Federal do Pará, Núcleo de Meio Ambiente, Belém, 2010.

MARCONDES et al. Química Orgânica: do que se ensina ao que deveria ser aprendido. In: _____. Química Orgânica: Reflexões e Propostas para o seu Ensino. São Paulo: EDUSP, 2005, p. 10-13.

MAROCHIO, M. R.; OLGUIN, C. F. A. Plantas medicinais e o estudo das funções orgânicas. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. Curitiba: SEED/PR., v.1, 2013. Disponível em <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/produ

coes_pde/2013/2013_unioeste_qui_artigo_maria_regina_marochio.pdf>. Acesso em: 15 set. 2019.

MATTOS, E. M. A.; CASTANHA, A. P. A importância da pesquisa escolar para a construção do conhecimento do aluno no ensino fundamental. Dia a Dia Educação, 18 p. 2009. Disponível em <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquvos/25256.pdf>. Acesso em: 06 de set. 2019.

MARTINS, E. R. et al. 1998. Plantas medicinais. Viçosa: UFV - Imprensa Universitária. 220 p.

MINAYO, M.C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9 ed. São Paulo: Hucitec, 2006. 406 p.

MORAES, R. et al. É possível ser construtivista no ensino de ciências?. In: Prof. Roque Moraes (org). Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. 3ª ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 103-130.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a visão clássica. In: ______ (org). A teoria da aprendizagem significativa. 2 ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016. p. 6-29.

NAVARRO et al. Utilização de plantas medicinais e aromaterapia como ferramenta no ensino fundamental das ciências. Revista Conexão - UEPG, v. 13, n. 1, 62-67, 2007. Disponível em <https://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/view/3840/5844>. Acesso em: 08 ago. 2019.

OLIVEIRA, H. R. S. A Abordagem da Interdisciplinaridade, Contextualização e Experimentação nos livros didáticos de Química do Ensino Médio. Monografia (Curso de Licenciatura em Química). Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza - CE, 2010.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Química, 2008. Curitiba: SEED/PR., 2011. Disponível em <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_quim.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2019.

Paraná. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Química. Curitiba, 2008.

RUIZ, A. L. T. G. et al. Farmacologia e Toxicologia de Peumus boldus e Baccharis genistelloides. Revista Brasileira de Farmacognosia, v. 18, n. 2, p. 295-300, 2008.

SÁ, L.D.C. et al. Contextualizando o estudo das propriedades dos compostos orgânicos com uso de plantas medicinais no ensino médio no município de Floriano-Pi. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 10.; 2012, Teresina. Anais....Disponível em: http://www.abq.org.br/simpequi/2012/trabalhos/280-13444.html Acesso em 25 set. 2019.

SALESSE, Anna Maria Teixeira. A experimentação no ensino de química: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem. 2012. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.

SANTOS, A. O. et al. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia Plena, v. 9, n. 7, 2013. Disponível em <https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/viewFile/1517/812>. Acesso em 25 set. 2019.

SANTOS, D. G. et al. A Química do Lixo: utilizando a contextualização no ensino de conceitos químicos. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 8, n. 2, 2012.

SCHUSTER, L.; OLGUIN, C. F. A química dos óleos essenciais: uma proposta de experimentação e investigação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, Paraná, 2013. Disponível em <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernos

pde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unioeste_qui_pdp_luciana_schuster.pdf>. Acesso em: 04 ago. 2019.

SILVA, A. J. Aprendizagem cooperativa no ensino de química: uma proposta de abordagem em sala de aula. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

SILVA, D. et al. Chá: uma temática para o ensino de grupos funcionais. Experiências em Ensino de Ciências, v. 6, n. 2, p. 86-95, 2011. Disponível em <http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID148/v6_n2_a2011.pdf>. Acesso em: 25 set. 2019.

SILVA, F. C. et al. Temática Chás: Uma Contribuição para o Ensino de Nomenclatura dos Compostos Orgânicos. Revista Química Nova na Escola, v. 39, n. 4, p. 329-338, 2017. Disponível em <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc39_4/05-RSA-55-16.pdf>. Acesso em: 25 out. 2019.

SILVA, D.; LOPES, E. L.; BRAGA JUNIOR, S. S. Pesquisa quantitativa: elementos, paradigmas e definições. Revista de Gestão e Secretariado, v. 5, n. 1, p. 01-18, 2014. Disponível em <https://www.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/297/pdf_36>. Acesso em: 13 out. 2019.

SILVA, D.; SIMON, F. O. Abordagem quantitativa de análise de dados de pesquisa: construção e validação de escala de atitude. Cadernos do CERU, v. 2, n. 16, p. 11-27, 2005. Disponível em <http://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/75338>. Acesso em: 19 out 2019.

SILVA, G. L. et al. Plantas medicinais no ensino de química e biologia: uma alternativa para o estudo de funções orgânicas. In: Educação em Ciências em múltiplos contextos - Atas do XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC, 2018.

SILVA, L. H. A.; ZANON, L. B. A. Experimentação no ensino de ciências. In: SCHNETZLER, R. P. e ARAGÃO, R. M. R. (org.). Ensino de ciência: fundamentos e abordagens. Campinas: R. Vieira Gráfica e Editora, 2000, 120 p.

SILVA, V. G. A importância da experimentação no ensino de química e ciências. 2016. Monografia (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2016.

SOARES, FLÁVIA. Noções de Farmacologia. Apostila do Curso de Técnico em Enfermagem do Instituto Formação - Cursos Técnicos Profissionalizantes. Bahia, 2014. Disponível em <http://www.ifcursos.com.br/sistema/admin/arquivos/182427ap0stilafarmac0l0gia.pdf>. Acesso em 10/12/2019.

SOUZA, E. R. Estruturas moleculares no ensino de Funções Mistas em Química Orgânica, a partir de substâncias encontradas em plantas com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Monografia (Licenciatura em Química). Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2014

VILLAS-BOAS, G. K.; GADELHA, C. A. G. Oportunidades na indústria de medicamentos e a lógica do desenvolvimento local baseado nos biomas brasileiros: bases para a discussão de uma política nacional. Caderno de Saúde Pública, v. 23, n. 6, p. 1463-1471, 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/csp/v23n6/20.pdf>. Acesso em: 19 set. 2019.

WARTHA, E. J.; Silva, E. L.; BEJARANO, N. R. R. Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química. Revista Química Nova na Escola, v. 35 n. 2, 84-91, 2013. Disponível em <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35_2/04-CCD-151-12.pdf>. Acesso em: 05 set. 2019.

Downloads

Publicado

2021-10-05

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)