INVESTIGAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE: A PROMOÇÃO DA SAÚDE A PARTIR DOS TERMOS ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E LITERACIA

Autores

  • Nathália Miranda Universidade do Estado da Bahia- UNEB
  • Liziane Martins Universidade do Estado da Bahia- UNEB Universidade Federal do Sul da Bahia- UFSB
  • Grégory Dionor Universidade do Estado da Bahia- UNEB

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i1.1183

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Ensino de Ciências, Alfabetização Científica.

Resumo

Os termos “alfabetização”, “letramento” e “literacia” são defendidos, no meio científico, de formas diversas e são de difícil elucidação e classificação, devido a inúmeras interpretações e, surgem a partir da necessidade de se discutir e propor ações para o estímulo da formação científica dos cidadãos, no contexto educacional. Diante desse cenário, buscamos, através deste trabalho, compreender como estes termos são utilizados no contexto brasileiro, bem como suas relações com a promoção da saúde, a partir de uma análise de artigos presentes em Periódicos (A1 e A2) e nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC). Encontramos apenas 02 artigos que, apresentam, de fato, ações voltadas para a promoção da saúde (do tipo médica e socioambiental). De modo geral, identificamos, a partir de nossa investigação, a existência de uma lacuna entre a teoria e a prática e que o termo alfabetização pode possuir ações de nível de sofisticação inferior às do letramento.

Biografia do Autor

Nathália Miranda, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB/DEDC-X e realiza pesquisas na área de Educação em Saúde. Defende a perspectiva socioecológica sobre o agir e pensar sobre a saúde e preocupa-se em propor possibilidades educativas para a Educação em Saúde a partir da Educação Científica.

Liziane Martins, Universidade do Estado da Bahia- UNEB Universidade Federal do Sul da Bahia- UFSB

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE, 2006), especializações em Citogenética Humana pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL, 2008) e Formação Docente Ensino Superior: abordagens pedagógicas contemporâneas (UNIJORGE, 2011), mestrado (UFBA/UEFS, 2010) e doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana (UFBA/UEFS, 2016). Atualmente é pesquisadora e professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Universidade do Sul da Bahia (UFSB). Realiza pesquisas na área de Formação de Professores, Biologia Teórica, com ênfase em Ensino, Filosofia e História da Biologia, e Educação em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: interface saúde-educação, literacia em saúde, análise de conteúdo de Livro Didático de Biologia, Questões Sociocientíficas para o Ensino de Ciências/Biologia e mobilização de dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais em intervenções pedagógicas.

Grégory Dionor, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Licenciado em Ciências Biológicas (UNEB/DEDC-X). Especialista em Docência no Ensino Superior (UniBF), em Metodologias Ativas e Prática Docente (UniBF), em Docência no Ensino de Ciências Biológicas (UniBF), em Orientação Educacional (UniBF), em Docência na Educação a Distância (UniBF) e em Era digital e impactos na Saúde, Educação e Comportamento Social (UniBF). Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), no qual também está cursando seu doutorado. Atualmente é Professor Substituto do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia - Campus X/DEDC. Coordena o GEPECED - Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciência, Ensino e Diversidade, também vinculado ao curso em que leciona. Desenvolve pesquisas acerca de Ensino de Ciências e Biologia, Educação CTSA e Epistemologia da Ciência; também tendo interesse por temas como Metodologia do Trabalho Científico, Educação e Diversidades, e Educação em Saúde.

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Publicado

2021-04-14

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