INVESTIGAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE: A PROMOÇÃO DA SAÚDE A PARTIR DOS TERMOS ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E LITERACIA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i1.1183Palavras-chave:
Promoção da saúde, Ensino de Ciências, Alfabetização Científica.Resumo
Os termos “alfabetização”, “letramento” e “literacia” são defendidos, no meio científico, de formas diversas e são de difícil elucidação e classificação, devido a inúmeras interpretações e, surgem a partir da necessidade de se discutir e propor ações para o estímulo da formação científica dos cidadãos, no contexto educacional. Diante desse cenário, buscamos, através deste trabalho, compreender como estes termos são utilizados no contexto brasileiro, bem como suas relações com a promoção da saúde, a partir de uma análise de artigos presentes em Periódicos (A1 e A2) e nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC). Encontramos apenas 02 artigos que, apresentam, de fato, ações voltadas para a promoção da saúde (do tipo médica e socioambiental). De modo geral, identificamos, a partir de nossa investigação, a existência de uma lacuna entre a teoria e a prática e que o termo alfabetização pode possuir ações de nível de sofisticação inferior às do letramento.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000.
CARLETTO, Marcia Regina; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel. Subsídios para uma prática pedagógica transformadora: contribuições do enfoque CTS. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 507-525, 2010.
CARVALHO, Graça Simões. Literacia científica: conceitos e dimensões. In: AZEVEDO, Fernando; SARDINHA, Maria da Graça (Org.). Modelos e práticas em literacia, Lisboa: LIDEL, p. 179-194, 2009.
CAVALCANTI, Daniele Blanco; LEMOS, Jorge Luiz Silva CHRISPINO, Álvaro; ANTONIOLI, Patrick de Miranda. Contribuições iniciais de uma unidade didática sobre a dengue articulando educação ambiental para a sustentabilidade e o enfoque CTSA destinada a alunos do ensino médio. In: VIII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Anais... Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2011.
EWLES, Linda.; SIMNETT, Ina. Promotion Health: a practical guide. London: Baillière Tindall, 5 ed., 2003.
FREEBODY, Peter; LUKE, Allan. Literacies programs: debates and demands in cultural context. Prospect, v. 5, p. 7–16, 1990.
FOUREZ, Gérard. Crise no Ensino de Ciências?. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.8, n.2, p. 109-123, 2003.
GOULART, Andrea Oliveira da Fraga. da; MAIA, Eline Deccache. Educação pela pesquisa e letramento científico: uma experiência em ciências biológicas. In: IX Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Anais... São Paulo: ABRAPEC, 2013.
LEONOR, Patrícia Bastos; LEITE, Sidnei Quezada Meireles; AMADO, Manuella Villar. Ensino por Investigação no Primeiro Ano do Ensino Fundamental: Análise Pedagógica dos Três Momentos Pedagógicos de Ciências para Alfabetização Científica de Crianças. In: IX Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Anais... São Paulo: ABRAPEC, 2013.
AUTOR 2. Abordagens da saúde em livros didáticos de biologia: análise crítica e proposta de mudança. Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.
_______. Saúde no Contexto Educacional: as abordagens de saúde em um livro didático de biologia largamente usado no ensino médio brasileiro. 2011. 174 f. Dissertação (Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.
MILLER, Jon. Scientific literacy: a conceptual and empirical review. Daedalus: Journal of the American Academy of Arts and Sciences, v. 112, n. 2, p. 29-48, 1983.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza. O Desafio da Pesquisa Social. In: MINAYO, Maria Cecilia de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, p. 09-29, 2008.
NAIDOO, Jennie; WILLS, Jane. Fondations for health promotion. London: Baillière Tindall, 3 ed., 2009.
NUTBEAM, D. Health literacy as a public health goal: a challenge for contemporary health education and communication strategies into the 21st Century. Health Promotion International, v. 15, p. 259–267, 2000.
NUTBEAM, Don. The evolving concept of health literacy. Social Science and Medicine. v. 67;, p. 2072-78, 2008.
ROBERTS, Douglas. Scientific Literacy/ Science Literacy. In: ABELL, Sandra; LEDERMAN, Norman (Org.). Handbook of Research on Science Education. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, p. 729-780, 2007.
RODRIGUES, Marjorie Greice; MOURA, Celcino Neves; CAMPOS, Carlos Roberto Pires. Mediação educativa em espaços formais e não formais: Diálogos interdisciplinares para a Alfabetização Científica. In: X Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Anais... São Paulo: ABRAPEC, 2015.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 36, p. 479, 2007.
SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa. Construindo a argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de Toulmin. Ciência e Educação, v.17, n.1, p-97- 114, 2011.
SHAMOS, Morris. The myth of scientific literacy. New Brunswick: Rutgers University Press, 1995.
SILVA, Ana Luisa Aranha; FONSECA, Rosa Maria Godoy Serpa. Os nexos entre concepção do processo saúde/doença mental e as tecnologias de cuidados. Revista Latino-americana de Enfermagem, v. 11, n. 6, p. 800-806, 2003.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
TEIXEIRA, Francimar Martins. Alfabetização científica: questões para reflexão. Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 4, p. 795-809, 2013.
VENTURI, Tiago; MOHR, Adriana. Análise da Educação em Saúde em publicações da área da Educação em Ciências. In: VIII Enpec – Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Anais... Belo Horizonte - Minas Gerais: ABRAPEC, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nathália Miranda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).